quarta-feira, 31 de maio de 2023

Mas dizei-me; irmãos, o que há?


Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

Ah! como compartilhar leituras e filosofar sobre o pensar e o agir, sobre a dialética e a ética e assim fazer uso do instinto e da razoabilidade para prover às necessidades e autorrealizações – Maslow, Diamandis e Oliveira: comida, água, abrigo, energia, tic, saúde, liberdade e individualidade, escolhendo suas preferências temporais individuais e coletivas, ora poupando ou consumindo, ora hoje ou amanhã. E nos ensina Boettke, “certamente precisamos entender a economia para sustentar e manter a estrutura institucional que nos permite realizar os benefícios advindos da liberdade de troca e produção”.

Isto posto, exige do indivíduo um propósito de vida salvaguardada pelo império da lei, como assertivamente afirmava Bastiat – “A Lei é a organização coletiva do direito individual em legítima defesa”. De tal maneira, que compartilhar ideias, especializações, cooperações, ciência, filantropia, ética e conectividade em ambientes institucionais e não institucionais, públicos e privados, que baseadas e estimuladas por instituições inclusivas econômicas, a livre iniciativa, o livre mercado, o livre-arbítrio têm garantido o Estado de Direito. Ficou não só mais fácil, sobretudo eficiente pela interação humana global na atual era digital, espontânea e onipresente, com muitos serviços on-line gratuitos. Isso posto, aumenta às possibilidades de promover o Desenvolvimento sustentável – "um processo, conflitos e alianças, que compartilhado em redes multidimensionais pelos indivíduos em pleno Estado de Direito utilizam a capacidade organizacional, a ideia de negócio, para preservar e usar os fatores de produção e os tributos, transformando-os em bens e serviços, a proposta de valor, do autoconsumo ao mercado para suprir as necessidades e desejos, a expectativa de vida, pelo usufruto dos bens inalienáveis – individualidade, liberdade, propriedade, confiança e felicidade.

Logo, "cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar”. Por essa razão, a justiça nega que a perda de liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por outros" (RAWLS), sobretudo. Todavia, nesse cenário de tantas desigualdades, coerções, incertezas e inseguranças, inclusive a jurídica, o consumidor – índio, agricultor, extrativista, militar, empregado privado e público, professor, empreendedor e suas famílias –, afinal de contas, necessita preservar, usar e compartilhar com eficiência e eficácia os fatores de produção, os impostos, o bem viver. É o indivíduo que ao agir como uma força motriz protege, conserva, usa, inova, produz, especializa, armazena, consume, intercambia e otimiza ideias e bem-estar em escala ascendente e abundante, pode garantir que o usufruto da riqueza pública e da privada torne os diversos agrupamentos humanos prósperos, não seja um jogo de soma zero nesta era digital; e a cooperação pacífica amplia o êxito da educação, da tecnologia transformacional, da divisão do trabalho, da produtividade e do livre mercado.

O indivíduo, a priori, ao compreender o estado da vida e de vida na bacia hidrográfica cria negócios, inova no planejamento, gestão e oferta bens e serviços funcionais, convenientes, confiáveis a preços concorrentes, como observa e compartilha tendências e cenários para organizar e melhorar as trocas desiguais ecológicas e econômicas sob regras formais e informais. E o diálogo como exercício da individualidade e da liberdade lhe assegura uma vida confortável, sobretudo usufruir de suas preferências temporais individuais e coletivas, no presente e no futuro, principalmente as de longo prazo; bem como abrir mão voluntariamente de algumas delas, em favor de uma regra, que aperfeiçoada ao longo da vida alavancará o desfrute dos bens e serviços em contínuos processos de aprendizagem, desaprendizagem e reaprendizagem sobre os princípios ecológicos (o estudo da casa) e os fundamentos econômicos (o estudo do manejo da casa).

O indivíduo, por certo, pensa, dialoga, age, planeja, gere e negocia estrategicamente o uso dos fatores de produção, da tecnologia, dos bens de capital, dos bens e serviços, dos impostos e lucro, e dos julgamentos de valor que lhes são caros toma decisão e efetiva os objetivos estabelecidos sobre sua prosperidade e seu bem viver e da sociedade ao primar pela eficiência, eficácia e ótima qualidade da produção e do consumo. A vida significa nossa existência, então, o estado da vida do indivíduo é salvaguardado por uma regra voluntária. E repito Bastiat – “A Lei é a organização coletiva do direito individual em legítima defesa”.

"Mas dizei-me; irmãos, se falta objeto à humanidade, não é porque ela mesma não existe? – Assim falava Zaratustra (Nietzsche)". Então, como cheguei até aqui como indivíduo e como espécie? Como quero ser com os outros? Por que faço o que faço? Como enxergo e pratico as virtudes e os vícios, me leva à prosperidade, bem-estar e felicidade? Se, via de regra, os 8 bilhões de habitantes sobrevivem sem praticar sua individualidade, sua liberdade, sem uma regra voluntária. Tampouco usam suas preferências temporais individuais e coletivas, hoje ou amanhã, para gerarem prosperidade e bem viver – o que há? 

 

 



[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Engenheiro Agrônomo, professor da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, dirigente sindical, articulista da Tribuna Independente/Alagoas, Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com

39 comentários:

  1. As relações sociais são fundamentais para o desenvolvimento sustentável e a busca do bem-estar coletivo. O exercício da individualidade e da liberdade é essencial para a realização pessoal e para a promoção de um ambiente propício à inovação e ao empreendedorismo. O desenvolvimento sustentável envolve a utilização eficiente dos recursos, a preservação do meio ambiente e a equidade social. O Estado de Direito é uma estrutura institucional que garante o respeito aos direitos individuais e a igualdade perante a lei. Para um administrador, compreender essas relações é fundamental para o planejamento estratégico e a tomada de decisões responsáveis, visando ao crescimento sustentável e ao desenvolvimento das organizações e da sociedade.

    ResponderExcluir
  2. As sociedades modernas ofereceram aos indivíduos instrumentos, como o Estado de Direito e os meios digitais, mediante os quais eles podem, através das trocas e interações entre si, compartilhar ideias, cooperações e conhecimentos que podem ser fundamentais para o bem-estar coletivo e para o desenvolvimento sustentável, bem como à criação de um ambiente propício à prosperidade individual. Mas cabe lembrar que o papel de destaque é dado ao indivíduo, ao qual é dever do Estado garantir a liberdade. É o indivíduo quem cria, faz trocas, coopera, compartilha, enfim, é a força motriz da sociedade.

    ResponderExcluir
  3. As discussões sobre liberdade individual se propagam de uma forma inabalável, trazendo ao debate perguntas como: “o que fazer com a tal liberdade garantida?”. Todos nós temos questões que não conseguimos explicar, seja sobre fenômenos externos, ou simplesmente questões sobre nós mesmos, mas, há uma peça fundamental que paira sobre a maioria dos debates filosóficos e sociológicos: as nuances sobre a humanidade e seus conflitos. Um ótimo exemplo de conflito é a própria lei, o ordenamento jurídico que aprecia a liberdade coletiva, onde o bem comum está acima dos interesses individuais. Para um melhor entendimento é importante colocar algo concreto em debate, como o desenvolvimento sustentável, que priva corporações de agirem conforme a própria vontade, para agirem de acordo com o que será melhor para os cidadãos como um todo.

    ResponderExcluir
  4. Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. A liberdade de expressão, por exemplo, é o direito de toda e qualquer pessoa de manifestar suas opiniões, seu pensamento, atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, sem medo de ser segurado. Essa garantia está assegurada pelo artigo 5º da Constituição Federal.

    ResponderExcluir
  5. O texto destaca a importância de compartilhar leituras, filosofar sobre o pensar e o agir, e utilizar o instinto e a razoabilidade para suprir as necessidades e alcançar autorrealizações. Ele menciona a importância do Estado de Direito e da livre iniciativa para sustentar a estrutura institucional que permite a liberdade de troca e produção. Além disso, ressalta que o desenvolvimento sustentável é promovido por meio da cooperação e conectividade em ambientes institucionais e não institucionais. O texto também enfatiza a importância da justiça, da preservação e do compartilhamento eficiente dos fatores de produção e impostos para alcançar o bem-estar individual e coletivo. Destaca-se ainda a importância do diálogo, do planejamento e da gestão estratégica para melhorar as trocas desiguais ecológicas e econômicas. Por fim, o texto levanta questões sobre a existência da humanidade, a importância de praticar a individualidade e a liberdade, e a busca pela prosperidade, bem-estar e felicidade.

    ResponderExcluir
  6. Uma vantagem advinda da globalização, têm-se a facilidade de conexão e compartilhamento de conhecimento em escala mundial, contribuindo para a evolução e o crescimento do ser humano como indivíduo e como parte de um coletivo. Ao meio de tantas informações, nota-se que a liberdade também é regrada, de maneira a manter a harmonia social. É evidente ao pensar na preservação do meio ambiente partindo das instituições, preservando os fatores de produção visando mais prosperidade e garantindo sua proposta de valor.

    ResponderExcluir
  7. João Victor da Silva Couto1 de junho de 2023 às 17:37

    A liberdade individual se encontra tomando proporções até maiores do que a sociedade esperaria a essa altura. Com os mecanismos trazidos através da globalização conseguimos nos informar, atualizar e expressar a uma dimensão que cerca a grande massa da sociedade com apenas poucos cliques - instantâneos. Entretanto, a Lei segue em atuação, para que, dessa maneira os direitos básicos da humanidade não sejam feridos.
    Essa liberdade ampliada, insere o homem num cenário onde ele se põe a questionar sobre seu lugar nesse grande espaço que está. Torna-se assim, essencial o debate sobre pautas importantes que englobam temas como bem estar e segurança dos direitos da sociedade que vivemos. Usemos então, de maneira sabia as ferramentas que nos estão disponíveis com a finalidade de eleição dum planeta sadio para a humanidade e para o meio que estamos compartilhando.

    ResponderExcluir
  8. Foi a individualidade do homem que permitiu que a construção de uma sociedade primitiva evoluísse até as vastas áreas da produção humana atual, pois foi graças ao pensar de cada membro dessa sociedade e a manifestação de suas aptidões, além da cooperação entre os indivíduos que corroboraram ao avanço. Na era contemporânea, o Estado de Direito se faz presente para garantir que os interesses do indivíduo sejam assegurados, mas sem permitir que estes prejudiquem a convivência dos demais cidadãos e assim garantir a pacificidade nas relações sociais que culminarão no constante avanço da sociedade.

    ResponderExcluir
  9. O que realmente há atualmente é uma difusão sem precedentes de novas ideias, filosofias e tecnologias, as quais tornam a vida humana cada vez mais complexa e as interações sociais cada vez mais trabalhosas.
    Vivemos num mundo em que surgem inúmeras leis a cada momento, leis essas que sempre tratam de um novo aspecto da nossa realidade (há alguns anos, seria impossível falar de leis que tratassem sobre internet, mas hoje há). Essas leis, ainda, têm o intuito de proteger as nossas individualidades, nossos direitos, nossas informações e tudo o mais que possuímos contra as pessoas e até contra os poderes públicos, pois, nas nossas interações, surgem inúmeros desafios, desajustes, entraves e até violações de direitos.
    Diante disso, podemos dizer, como foi dito no texto, que a "Lei é a organização coletiva do direito individual em legítima defesa", pois as leis procuram nos dar mecanismos de defesa nesse mundo de tantas mudanças, tantas novidades e tantos desafios; nesse mundo que, como dizia o filósofo Zigmunt Bauman, é líquido.

    ResponderExcluir
  10. O texto aborda a importância de compartilhar leituras, filosofar e refletir sobre a vida, a economia e a liberdade individual. Destaca a necessidade de um propósito de vida amparado pelo império da lei e pela organização coletiva do direito individual. Menciona a importância de instituições inclusivas, como a livre iniciativa e o livre mercado, para garantir o Estado de Direito e promover o desenvolvimento sustentável.
    Enfatiza que cada pessoa tem inviolabilidade fundamentada na justiça, e que a perda de liberdade de alguns não pode ser justificada em prol do bem-estar da sociedade como um todo.

    ResponderExcluir
  11. O texto fala sobre a importância do livre-arbítrio e a possibilidade de compartilhar leituras e filosofar sobre o pensar e o agir. Ele comenta também que o Estado do Direito garantiu que as pessoas em ambientes institucionais e não institucionais, públicos e privados, tivessem a livre iniciativa, o livre mercado e o livre-arbítrio. Além disso, houve um aumenta às possibilidades de promover o Desenvolvimento sustentável, pois o direito ao desenvolvimento sustentável, objetivamente falando, refere-se ao núcleo essencial do princípio da dignidade da pessoa humana.

    ResponderExcluir
  12. Nos dias de hoje, graças a acontecimentos passados, hoje temos a oportunidade de viver em uma sociedade, na qual o compartilhamento, a manifestação é imensa. Hoje, temos uma vasta evolução das leis, da cultura, evolução ainda mais de um órgão mediador do convívio pleno em sociedade, o Estado de direitos, garantindo os direitos fundamentais de todos não sejam violados, afim da preservação e segurança de seus cidadãos.

    ResponderExcluir
  13. Cauan Antonio Barbosa Fontes6 de junho de 2023 às 10:29

    O que acontece hoje é resultado de um passado, seja ele como for; o que implica em padrões de comportamento, criação de leis, formas de pensar e etc. O que não significa que nós não possamos ser únicos, temos liberdade e individualidade em nossas vidas, o que é garantido por lei devido a fatos históricos, como já mencionado. Sendo que o que temos hoje é resultado do pensamento de sempre sair da zona de desconforto para a de conforto, dessa forma muitas pessoas foram ou são afetadas.

    Ciências Contábeis 2023.1 (Uneal - Campus1)

    ResponderExcluir
  14. É a Lei que protege os direitos individuais dos indivíduos seja,liberdade, prosperidade e até mesmo a vida, mas, também pode ser considerada uma ferramenta injusta, onde gera desconforto e o privilégio de grupos específicos. Porém, é notado que o individuo não usa as suas preferências temporais para destrinçar esses fatos e garantir o seu Estado de Direito, e acaba por esquecer que tem o benefício da liberdade é o livre-arbítrio para alcançar o seu bem viver e o coletivo, que pode moldar essa realidade e construir um ambiente mais sustentável e prospero para todos. Então, é necessário ter conhecimento, dialogar e exercitar o que temos por Lei, e, desse modo, desempenhar nosso papel como parte da sociedade.
    (Ciências Contábeis 2023.1)

    ResponderExcluir
  15. Ao analisarmos o texto, percebemos que o presente é a consequência do passado. Assim, vindo a impactar nos padrões do comportamento social , ademais, nos dias atuais, as maneiras de pensar e agir são totalmente diferentes dos padrões do passado. Nesse viés, percebemos que através da lei a sociedade impõe regras que são exigidas ao indivíduo, sobretudo, percebe-se que, a sociedade é mantida por uma classe operaria, que coopera para o crescimento do todo. Ao entender o contexto da vida, o indivíduo tem o poder de inovar e planejar novos negócios, tendo assim, a chave para o sucesso em suas mãos. Pois, perante lei, todos os cidadãos tem o direito de liberdade e individualidade, nessa perspectiva, percebe-se que, quanto o indivíduo estabelece metas, ele se torna capas de sair da sua zona de desconforto, obtendo assim, seu sucesso individual.
    Marcondes Santos da Hora.
    (Ciências Contábeis 2023.1)

    ResponderExcluir
  16. Rayra Rickelly dos Santos Ramos9 de junho de 2023 às 07:22

    Ao analisarmos o presente como resultado do passado, observamos o impacto nos padrões sociais. Hoje, os modos de pensar e agir diferem completamente dos padrões antigos. A sociedade impõe regras por meio da lei, exigindo conformidade do indivíduo. É mantida pela classe trabalhadora, que contribui para o crescimento coletivo. Compreendendo a vida, o indivíduo possui o poder de inovar e planejar negócios, tendo a chave para o sucesso em suas mãos.
    (Ciências Contábeis 2023.1)

    ResponderExcluir
  17. Jamylle Kivia de Lima Silva9 de junho de 2023 às 11:01

    O modo como pensamos, vivemos e agimos no presente é resultado do que viveram no passado. É fato que não devemos renunciar a liberdade e individualidade própria - visto que a grande massa desconhece esse fator - que é nos garantido por lei. Com isso, é necessário impor sua opinião na sociedade, ter conhecimento e exercitar o que temos por direito. Desse modo, o indivíduo pode sair da zona de desconforto e almejar suas metas individuais e coletiva.

    (Ciências Contábeis 2023.1)

    ResponderExcluir
  18. Fica evidente ao ler o artigo as relações de causa e efeito com o passado, pois as situações são resultados diretos dos padrões de comportamentos definidos pelas formas de pensar que resultam nas criações de leis. O texto apresenta um ponto de vista em relação ao estado de direito comentando sobre como ele garantiu a livre iniciativa, também comenta sobre como o bem estar da maioria não justifica a perda de liberdades de alguns.

    ResponderExcluir
  19. Fica evidente ao ler o artigo as relações de causa e efeito com o passado, pois as situações são resultados diretos dos padrões de comportamentos definidos pelas formas de pensar que resultam nas criações de leis. O texto apresenta um ponto de vista em relação ao estado de direito comentando sobre como ele garantiu a livre iniciativa, também comenta sobre como o bem estar da maioria não justifica a perda de liberdades de alguns.

    ResponderExcluir
  20. Sendo o presente o fruto do passado, percebe-se o quanto os padrões sociais foram transformados, tendo em vista a discrepância entre os mesmos nos dias atuais e nos tempos passados. Logo, compreende-se que as regras que os indivíduos devem seguir são impostas pela sociedade através das leis. No entanto, o indivíduo não às utiliza para garantir seu Estado de Direito, o que implica no esquecimento de seu livre-arbítrio em prol de seu bem-estar e da construção de um ambiente sustentável e propício à inovação. Logo, o conhecimento e a efetivação dos direitos previstos em lei, são fundamentais no desenvolvimento da sociedade.

    ResponderExcluir
  21. Um dos maiores contribuidores para a globalização é a mídia, tem-se como exemplos, redes socias, postagens, vídeos etc, que entregam facilidade na comunicação e realização de relações socias em todo planeta terra, possuindo como resultado, a propagação do livre mercado e a circulação de informações. Assim, esse conhecimento disponibilizado, serve como instrumento não só para a liberdade individual, como também, permite diálogos e discussões para o aumento de medidas sustentáveis.

    ResponderExcluir
  22. A estrutura legal de valor do estado moderno é baseada na liberdade. No entanto, com o surgimento das novas forças atuais de exigências globais e de novas perspectivas de consumo e sustentabilidade se ver a necessidade de existir um certo controle ou conscientização na forma de consumo das pessoas, pois é necessário ver que tudo que é produzido hoje irá afetar na forma de produção e de consumo das próximas gerações, e isso vai determinar o modo de vida da pessoas e impactar nas suas decisões, com isso, é necessário alinhar tecnologia, inovação e modo de consumo adequado, para que tenhamos uma sociedade mais sustentável.

    ResponderExcluir
  23. Ramon Vinicius Moura de Brito Santos10 de junho de 2023 às 04:41

    É importante ser autêntico e ter liberdade para contribuir com o desenvolvimento sustentável e o Estado de Direito. Compartilhar ideias e cooperar é essencial para suprir necessidades e alcançar objetivos. A conectividade global na era digital facilita essa interação. Ao agir conscientemente e usar os recursos de forma eficiente, podemos criar prosperidade. O diálogo e a cooperação pacífica são fundamentais para o sucesso da educação, tecnologia e comércio livre. Ser fiel a si mesmo e ter liberdade são aspectos essenciais para uma vida confortável e aproveitar o que desejamos.

    ResponderExcluir
  24. Marcony Silva Farias10 de junho de 2023 às 04:59

    Na sociedade atual, para o desenvolvimento sustentável, as relações sociais são de extrema importância, pois com ele podemos descobrir, por meio de troca de informações, o que é essencial para o criação de um local apropriado ao indivíduo.

    Ciências Contábeis 2023.1

    ResponderExcluir
  25. Destaca a necessidade de compartilhar ideias, cooperações e conhecimentos em ambientes institucionais e não institucionais, para preservar e usar recursos de forma eficiente. O exercício da individualidade permite que cada pessoa contribua para o bem-estar coletivo garantindo liberdade propriedade e felicidade. Desenvolvimento Sustentável, refere-se a um processo que busca suprir as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras , enquanto o Estado de Direito envolve a proteção dos direitos individuais através de regras legítimas.

    ResponderExcluir
  26. Ana Heloiza Albuquerque Barros10 de junho de 2023 às 05:49

    O compartilhamento de ideias e saberes entre os indivíduos garante,além da promoção de suas autorrealizações,o Estado de Direito. Ademais, o Desenvolvimento Sustentável é assegurado e facilitado por essa troca. Acontece que o advento do diálogo entre as populações aprimoram as relações sociais e facilita a concretização dos objetivos e metas.

    ResponderExcluir
  27. Mayara de Oliveira Silva10 de junho de 2023 às 06:12

    O Estado de Direito assegura a liberdade individual. Ainda que os valores coletivos sejam de considerável relevância para o desenvolvimento da sociedade, é de extrema importância a prática da individualidade, visto que é indispensável para o sujeito a percepção da responsabilidade individual. Esse discernimento permite que os contadores e estudantes de Ciências Contábeis possam pôr em prática o comprometimento social por intermédio de ações estratégicas que garantam o desenvolvimento sustentável.

    ResponderExcluir
  28. O texto destaca a importância das relações sociais, individualidade e liberdade para o desenvolvimento sustentável e o Estado de Direito. O Estado de Direito protege os direitos individuais e promove a cooperação. A era digital amplia as oportunidades de compartilhamento de recursos e ideias. O indivíduo desempenha um papel central na conservação e produção dos recursos. O diálogo, o planejamento e a cooperação são fundamentais para equilibrar as preferências temporais e promover o bem-estar. A lei é a organização dos direitos individuais em defesa legítima. Promover a individualidade, liberdade e regras voluntárias é crucial para o progresso humano.

    ResponderExcluir
  29. Gabriel dos Santos Silva10 de junho de 2023 às 13:43

    O texto destaca a importância do indivíduo na promoção do desenvolvimento sustentável através da utilização eficiente dos fatores de produção, da tecnologia, dos bens e serviços e dos impostos, e da valorização da liberdade individual e do Estado de Direito.
    O diálogo é visto como uma ferramenta importante para a conquista de uma vida confortável e para o compartilhamento de ideias e tendências. O texto também faz referência a autores como Maslow, Diamandis, Oliveira, Bastiat e Rawls, que defendem a importância da individualidade, da justiça e da livre iniciativa.
    O resumo enfatiza a importância do indivíduo na busca da prosperidade e do bem-estar, e questiona a falta de prática desses valores por muitos habitantes do planeta.

    Ciências contábeis 2023.1

    ResponderExcluir
  30. Ao analisar o texto, fica evidente a importância da autencidade, do Estado de Direito e da liberdade para o desenvolvimento sustentável. Essa conectividade torna mais viável a interatividade e ainda mais, se essa interação for consciente e eficiente, uma vez que, nossas escolhas individuais tem impactos no mundo ao nosso redor.

    Ciências Contábeis 2023.1

    ResponderExcluir
  31. Rebert Barros Santos10 de junho de 2023 às 18:24

    A liberdade humana dentro de uma sociedade é um conceito complexo. Pois, cada ser humano se comporta de uma maneira única e muitas vezes não compreende como seus atos interferem na liberdade de seu semelhante. As relações sociais são essenciais para a experiência humana e para o funcionamento saudável de uma sociedade. No entanto, também podem apresentar desafios, conflitos e desigualdades que requerem atenção e esforços para construir relações mais igualitárias e criar uma sociedade cada vez mais próxima do conceito que todos buscam, mas até o momento continua inalcançável, a chamada "Utopia".

    ResponderExcluir
  32. O individualismo pode ser visto como uma ideologia que influencia as relações sociais e as estruturas políticas e econômicas de uma sociedade. Com isso, fica claro que as nossas atitudes do presente são reflexos de atitudes e fatos vivenciados pela sociedade no passado. A cada momento algo novo está surgindo e com isso surge a necessidade de atualizar, a fim de buscar melhorias para o individual e para a sociedade como um todo, em busca de um bem comum.

    ResponderExcluir
  33. Ana Beatriz Almeida da Silva10 de junho de 2023 às 19:34

    O individualismo pode ser visto como uma ideologia que influencia as relações sociais e as estruturas políticas e econômicas de uma sociedade. Com isso, fica claro que as nossas atitudes do presente são reflexos de atitudes e fatos vivenciados pela sociedade no passado. A cada momento algo novo está surgindo e com isso surge a necessidade de atualizar, a fim de buscar melhorias para o individual e para a sociedade como um todo, em busca de um bem comum

    ResponderExcluir
  34. Italo Arly Ferreira da Silva22 de junho de 2023 às 12:54

    Dentro do artigo é retratado todo direito de liberdade, mesmo sendo ela de uma maneira individual, onde é falado sobre o grande poder de escolha e como os tempos modernos facilitam a posse de seus direitos dentro do estado, e como o mundo se tornou um lugar onde seus direitos são respeitados mesmo ferindo a integridade de outro indivíduo, sendo é certo afirmar o grande fator de individualidade dentro da sociedade e como nos dias atuais tudo está mais fácil e mais amplo de se entender.

    ResponderExcluir
  35. Um dos maiores mistérios da humanidade é como encontrar a felicidade.
    Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Os filósofos associam a felicidade com o prazer, com os sentimentos e emoções.Segundo o dicionário, felicidade é o estado de quem é feliz, um sentimento de bem-estar e contentamento. Segundo Aristóteles, a felicidade seria o equilíbrio e harmonia, e a prática do bem.
    Outros responderão que é ter uma boa condição financeira, status social, etc .
    Não há resposta certa, pois, cada sujeito agirá com sua individualidade ,que ,é formado pela sua personalidade, características e habilidades que são adquiridas ao longo da vida por ensinamentos familiares, experiências sociais e o cotidiano.
    O que importa mesmo é cada um busque o seu propósito de vida pois a partir dele que se encontra o contentamento da vida, o que realmente importa.
    Portanto, pode haver um indivíduo ,pai de família que esteja desempregado, pobre , esteja feliz, e porque? Por ter sua família ao seu lado ,isso era o que ele queria, esse é seu propósito de vida e isso é algo que dinheiro nenhum comprará .

    ResponderExcluir
  36. Dinheiro é fundamental numa sociedade capitalista mais , não é tudo pois a felicidade é você estar bem e sua família também o resto vamos a luta ,pois este é e sempre será o nosso cotidiano

    ResponderExcluir