sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

O Homem e a Lei

 Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

Eis o homem que baseado em seus julgamentos de valor anunciou, que “foi pelo fato de a vida, a liberdade e a propriedade existirem antes que os homens foram levados a fazer as leis” como bem disse Bastiat (2010). É o indivíduo, a ação humana, o solucionador quanto a seu estado de desconforto de qualquer natureza sob a ótica dos conflitos de interesses e de visões de mundo, ora restrita para muitos, ora irrestrita para outros tantos numa ordem (e realidade) espontânea e ampliada. É fato, a mente humana (significados, valores, crenças, expectativas, escolhas, propósitos) não é uma tábula rasa.    

Advém desse esforço individual de anônimosde homens e mulheres, em busca do estado de conforto material, emocional e espiritual e a aniquilação do processo compulsório e coercitivo de um Estado onipotente que atua ausente de suas funções básicas: proteger à vida, à liberdade e à propriedade; um Estado que arrecada muito imposto e o distribui mal, os espoliam ao prestar serviços de má qualidade, ineficientes e caros, de educação, saúde, saneamento básico (+50% da população não o tem), segurança pública e jurídica afetam severamente às preferências temporais individuais e coletivas, no presente e no futuro, de homens e mulheres, de todas idades, principalmente dos agricultores; essa ação estatal contínua, por anos a fio, tem aumentado à desigualdade, o desconforto individual econômico e social.

Pensar e agir são necessidades naturais e atemporais de homens e mulheres, consumidores independentes de sua pouca riqueza e renda privadas; da manutenção de suas lógicas familiares e suas éticas; e de políticas públicas que degradam biótopos, biótipos, biomas na bacia hidrográfica, nesses casos, pela carência de alimentos, vestuário, renda, moradia e educação empobrece-os, porque não conseguem acumular a renda do capital, e muito mal acumulou a renda do trabalho – acumular riqueza e usá-la. Para Piketty (2014), riqueza é “o valor total, a preços de mercado, de tudo que os residentes e o governo de um país possuem num determinado momento e que possa ser comprado e vendido em algum mercado”. Essas pessoas, segundo o Conceito Estatístico do Décimo, estão entre os 50% da base da distribuição de renda na pirâmide social pela “deficiência de impulsos e preferências pessoais” (MILL, 2018), essa deficiência acentua à precarização das preferências temporais, imediatas e futuras, dos consumidores.

Longe do Estado de Direito, os consumidores anônimos não frequentam o banquete de bens e serviços, devido aos persistentes e maus efeitos causados pela apatia desses pela sua desarticulação em relação aos meios e fins desejados e pelo ineficiente governo [federal, estadual, municipal e distrital], esses fatos agravam a já precária condição de vida do consumidor.

Dito isso, vale ressaltar que esses indivíduos, precisamente em maioria são analfabetos com elevado o nível de descapitalização e muitos estão endividados; é baixíssimo o número de empreendedores; é comum, a insegurança pública e jurídica, o precário planejamento e gestão; é insuficiente o custo de produção, além de não remunerar a mão de obra familiar; via de regra vigora a baixa produtividade de todos os fatores, a incapacidade de repor os bens de capital, a escassez de mão de obra e a precária divisão do trabalho, o uso da interação computador-internet-dispositivos móveis de banda larga ainda é para poucos, a sazonalidade de um mercado de poucos bens e serviços e de baixo consumo; por fim, a ineficiência do serviço governamental pelo executivo, judiciário e legislativo sobre uma visão de futuro sem qualquer prazo, bem como a de curto prazo dos planejadores, estatal e da iniciativa privada, aniquilam à disposição dessas pessoas que em cooperação pacífica, estendida e espontânea solucionam à hierarquia de suas necessidades e autorrealizações – Maslow (1943); Diamandis (2012) e Oliveira (2019): comida, água, abrigo, energia, educação, tic, saúde, individualidade e liberdade; eles não prosperam nem realizam suas preferências temporais, hoje e amanhã.

O exercício da liberdade individual de homens e mulheres anônimos garante-lhes acesso e uso sobre os recursos naturais, ideias de negócio de bens e serviços, tributos e lucro em suas unidades: familiar, produtiva, social e geográfica por suas participações e avaliações do PPA, da LDO e da LOA, federal, estadual, distrital e municipal. É inexorável, esse processo aponta para a necessidade dos indivíduos consumidores – poupador, investidor, empreendedor, trabalhador e outros skateholders  e de suas representações decidirem que a liberdade de ação humana a cerca de suas preferências temporais individuais e coletivas e o livre mercado de bens e serviços estejam salvaguardados pelo Estado de Direito – "significa que todas as ações do governo são regidas por normas previamente estabelecidas  e divulgadas – as quais tornam possível prever com razoável grau de certeza de que modo a autoridade usará seus poderes coercitivos em dadas circunstâncias, permitindo a cada um planejar suas atividades com base nesse conhecimento", diz Hayek (2010).

Então, o caos é solucionado pela ação (instinto e razão) do indivíduo consciente (pensar e agir)! – "... o indivíduo tem liberdade de decisão e é solicitado a sacrificar voluntariamente as vantagens pessoais à observância de uma regra moral” (Hayek, 2010), de uma ordem ampliada. 



[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Engenheiro Agrônomo, professor da Universidade Estadual de Alagoas, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, articulista da Tribuna Independente/Alagoas, Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com 

 

12 comentários:

  1. Parabéns pelo texto. Toninho.

    ResponderExcluir
  2. Os textos de Marcos Dantas são de utilidade pública pela reflexão que impõe. Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Ótimo texto, querido professor. Lembrei dessa frase de Bastiat: “Todos querem viver às custas do Estado, mas esquecem que o Estado vive às custas de todos”, Frédéric Bastiat.

    ResponderExcluir
  4. Muito oportuno e atual...

    ResponderExcluir
  5. Muito oportuno e atual, pois precisamos entender que o estado depende todos, por isso o estado que queremos ; é preciso ser enxuto e eficiente, e menos estatal...

    ResponderExcluir
  6. Atualíssimo para uma reflexão sobre nossos conflitos. Cássio

    ResponderExcluir
  7. Bom artigo xiru. Mas polêmico do início ao fim, bem ao seu estilo. Fazer refletir. Aqui faço apenas um comentário introdutorio: penso, sobre o estado, que sempre foi de domínio das classes ricas, seja o objetivo de apropriação das classes pobres. Resumidamente é concordando com teu texto, o leviatã já está revelado, é instrumento de 1% da sociedade que o vela. Simon

    ResponderExcluir
  8. O homem e a lei, na teoria parece ser algo bem desenvolvido e tudo bem articulado, mas que na verdade a pratica se distancia bastante de sua teoria, a lei nem sempre é leal a todos e atribuída de maneira correta, quando vemos que a maioria da sociedade é prejudicada pela lei e seu egoísmo político, que apenas busca o sucesso individual e de seus próximos, deixando de lado toda a sociedade, e como dito no texto os mais prejudicados são pessoas com menos recursos, como analfabetos e até mesmo trabalhadores rurais, com grande quantidade principalmente no nordeste, onde a lei não cumpre com o papel de assegurar o bem estar dos mesmos, gerando uma grande insegurança na maioria, que tem em mente que a lei nunca é efetiva.

    ResponderExcluir
  9. Alcides Braz dos Santos Netto22 de junho de 2023 às 16:02

    O Homem e a Lei critica o estado atual das leis exercidas pelo estado, cujo objetivo inicial era a proteção da vida, da liberdade e da propriedade, mas que falha com o seu povo ao privá-lo de direitos básicos como educação, saúde, saneamento básico, etc.
    A falta de ações positivas acaba gerando maior desigualdade social, como privar camadas mais baixas da população de educação básica impedindo, assim, sua mobilidade social, o conhecimento sobre seu Estado de Direito e a articulação necessária para reivindicar melhores condições de vida.
    Em seu estado atual o governo busca somente manter o status quo em que 1% da população detém a maioria dos recursos, enquanto limita a liberdade individual e direitos daqueles abaixo na pirâmide social.

    ResponderExcluir
  10. Para o administrador de empresas é de suma importância saber diferenciar a pessoa física da jurídica tanto como as leis que as regem e seus regentes, pois, a partir desse conhecimento que se poderá montar estratégias, traçar objetivos e metas visando acolher e suprir essa demanda da população específica que está carente de ações positivas e séria de seus representantes.

    ResponderExcluir
  11. A humanidade em si busca sempre por uma estabilidade em todas as áreas de sua vida, caso ocorra a não realização disto acaba afetando em todas as outras áreas de alguma maneira, assim também na má administração, onde pode acarretar em várias situações ´prejudiciais, principalmente os agricultores, como citado. Onde se percebe a desigualdade entre o homem e a lei, na maiorias das vezes não aplicada na mesma justiça para todos, onde afetam uns mais que os outros.

    ResponderExcluir