segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Anuncia Hayek

     Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1] 

“Graças à multiplicação, à diferenciação, à comunicação e à interação ao longo de distâncias cada vez maiores, e à transmissão ao longo do tempo, a humanidade tornou-se uma entidade distinta que preserva certas caraterísticas estruturais que podem produzir efeitos benéficos para crescimentos numéricos adicionais”.

 

Decerto que, a prosperidade e a riqueza de um país, de um município, de um negócio estão umbilicalmente ligadas ao uso e preservação (planejamento, gestão e resultado) dos fatores de produção: recursos naturais e humanos, bens de capital e a eficiência de governo. Nesse sentido, o Banco Mundial e a Cruz Vermelha [2005] fizeram um estudo para avaliar a prosperidade nos países e concluíram: no Brasil, os recursos naturais são responsáveis por 18%, nos Estados Unidos e na Europa 2%, cada um; os bens de capital, respondem por 14%, 13% e 17%; o capital humano e a eficiência de governo somado atingem 68%, 85% e 87%, respectivamente. O que confirma que no Brasil, o usufruto dos bens naturais é mal usado e sujeito à grilagem [a quem serve o Cadastro Ambiental Rural?], como é baixo o usufruto dos bens de capital, do capital humano e da eficiência do governo, principalmente, pelos 3,9 milhões de beneficiários da Lei 11.326/2006, dos quais quase 50% são nordestinos. 

Para empreender e prosperar os brasileiros, principalmente, os jovens necessitam de ambientes e arranjos institucionais, públicos e privados, que diminuam incertezas, emulem tendências e construam cenários que operem políticas públicas efetivas para alavancar sua prosperidade e bem-estar, e a busca pela felicidade. Se faz necessário em quaisquer atividades e funções desempenhadas por esses indivíduos no processo de desenvolvimento sustentável que a pluralidade e o pluralismo da sociedade emulem a problematização e aprimorem a governabilidade e a governança para solucionar os agravos ao bem-estar pelo difícil usufruto dos bens primários por esses brasileiros pela prática do governo de costumes monárquicos e dos skateholders, rigorosamente, em desfavor do julgamento de valor do indivíduo, bem como a favor da aplicação do imposto regressivo ao indivíduo, por exemplos; são práticas que restringem às preferências temporais individuais no presente e no futuro, entre tantas outras práticas governamentais que afrontam o Estado de Direito, e que, em geral, as representações dos agricultores e outras representações costumeiramente ajudam a mantê-lo, propagandeando-o.

 

É sabido do êxito das pessoas e das empresas, que a ideia de negócio na bacia hidrográfica em qualquer negócio sustentável, inclusive do negócio agropecuário eficiente e eficaz quanto ao uso dos fatores de produção, certificação e fiscalização; tributo, lucro e consumo de bens e serviços  – os indivíduos moldam as instituições, e essa interação em redes potencializa e satisfaz suas escolhas, suas preferências temporais individuais; impele-os à prosperidade e ao bem-estar pelo usufruto inalienável dos bens primários – individualidade, liberdade, propriedade, confiança e felicidade  – as instituições inclusivas econômicas e políticas, por certo, são as regras do jogo num mundo que se globaliza velozmente, principalmente pelo uso da interação computador-internet-dispositivo móvel de banda larga, uma conectividade ágil, confiável, barata e onipresente em qualquer atividade exercitada pelo espírito inovador do Homo sapiens: quanto ao uso dos recursos, processos, valores e tomada de decisão em ofertar bens e serviços de qualidade, funcionais, convenientes, confiáveis e a preços de mercado – uma troca pacífica.

 

É fato. É pelo princípio da simpatia e da ética que os indivíduos (Id, Ego e Superego), também, tanto no sentido do belo, como no juízos morais usam-na na cooperação pacífica; e que podem e devem usá-la para continuar criando e aperfeiçoando suas criações, sociedades, governos e estados, longe da espoliação, ilegal e legal, com o intuito de diminuir seu desconforto material (e econômico), emocional e espiritual; e que escolhe suas preferências temporais, individuais e coletivas, de imediato e de longo prazo, baseadas em seus julgamentos de valor, leve-os à prosperidade e ao bem viver.





[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Engenheiro Agrônomo, professor da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL, jornalista, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, diretor do Sindagro, articulista da Tribuna Independente/Alagoas, Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com 

 

 

24 comentários:

  1. Uma boa reflexão sobre o papel da pessoa. Toninho

    ResponderExcluir
  2. A ação humana a partir do exercício da individualidade é a propulsão necessária, que eleva a sociedade ao desenvolvimento. Porém, esta ação deve estar aliada ao desenvolvimento do meio ambiente. É indubitável, que o ser humano precisa dos recursos naturais para seu desenvolvimento. Dessa forma, é imprescindível a preservação dos recursos, tais como as bacia hidrográficas , matas ciliares e toda diversidade de fauna e flora.
    O estado nessa questão desenvolvimentista não pode ser uma âncora, mas atrapalhar o mínimo possível no crescimento da sociedade. O imposto não pode ser algo para punir a sociedade e sim trazer desenvolvimento para todos, sem exceção.

    Davi HERCULANO Romeiro Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. O desenvolvimento de uma sociedade está vinculado diretamente à utilização dos recursos naturais existentes em determinadas regiões, independente da atividade sempre deverá haver uma troca pacífica entre o homem e a natureza, para que ambos permaneçam nestas relações de troca. Porém isto não acontece devido à má utilização e degradação dos recursos naturais por parte do homem, que em suas atividades capitalistas, provoca uma demasiada destruição, que pode ser contida através de práticas que são alternativas para a diminuição na degradação ambiental onde os negócios sustentáveis geram lucros para seus empreendedores e ao mesmo tempo contribuem para a preservação do meio ambiente, mas para esse tipo de negócio deve ser adotado em todo o meio empresarial, sendo necessário uma grande ênfase de todos os membros da sociedade, enfatizando sobre a sua importância.

    Liuri da Silva

    ResponderExcluir
  4. A prosperidade chegará para todos a partir do momento em que os governantes mudarem drasticamente seu modo de agir, começando a enxergar que o bom desenvolvimento de um país, tem ligação direta com a utilização adequada dos seus recursos naturais, mantendo a troca pacífica entre homem e natureza. Optar por alternativas benéficas, quando o assunto é a utilização desses recursos, é o melhor a se fazer, pois traz vantagens a todos, preservando as riquezas de cada região e impulsionando o surgimento de empreendimentos com uma visão sustentável, começando uma revolução no mundo empresarial, impulsionando as demais empresas já instaladas no mercado a adotarem esta visão.

    BRUNA ALVES OLIVEIRA.

    ResponderExcluir
  5. O meio ambiente nos fornece todos os recursos que precisamos para a nossa sobrevivência, mas, a utilização indiscriminada dos recursos naturais tornou o ser humano causador de grandes impactos ambientais, gerando o desequilíbrio na cadeia da vida, consequentemente, causando o colapso e a quebra do sistema. O meio empresarial tem um compromisso com o meio ambiente, pois, esta diretamente relacionado à sua responsabilidade social, uma vez que ambas visam o ser humano como ator principal. Cada vez mais, incorporar nas empresas práticas sustentáveis significa favorecer a cultura corporativa da organização, desenvolver produtos confiáveis e, consequentemente, obter maiores lucros. Além disso, valores sustentáveis são tidos como imprescindíveis para sucesso do país, basta os governantes ter um olhar voltado a essa questão.

    ESTER LARISSE OLIVEIRA COSTA.

    ResponderExcluir
  6. Tiago de Almeida Leite19 de dezembro de 2022 às 14:40

    É de se esperar que exista o equilibrio quando se trata do uso de materia prima para a alavancagem da economia e desenvolvimento de uma nação, fruto disso são paises com recursos escassos, mas que ainda assim tem um grande potencial economico. Isso condiz com a elevada capacidade no planejamento e desenvolvimento no uso dos seus bens primarios, tendo assim, o controle instavel quando se trata da exploração, desenvolvimento e comercialização da sua materia prima.

    ResponderExcluir
  7. A comunicação é de extrema importância na vida da humanidade. Visto que, através dela os cidadãos conseguem ter acesso as informações. Dessa forma, tornando uma sociedade distinta e preservando suas características. A preservação de um país contribui para o bem de todos. Mas, vale ressaltar que, o planejamento gestão e resultados são essenciais para que, a sociedade se sinta confortável para contribuir no aspecto mencionado. É válido salientar que, os jovens atualmente buscam satisfazer sua felicidade e ao decorrer dos dias, esse desejo vem se tornando cada vez mais difícil. Entretanto, aqueles que desejam, vão além, com a ética e o desenvolvimento sustentável conseguem sobressair dos impasses, conquistando dessa forma, o seu diferencial. Portanto, é pelo princípio da simpatia que conquistamos nossos ideias para adentrar dentro das nossas metas e evoluir diante todos os aspectos da nossa vida.

    PEDRO VINÍCIOS DA SILVA

    ResponderExcluir
  8. É indiscutível que a má utilização dos recursos naturais implica efeitos negativos não só sob o aspecto ambiental, mas também no social e econômico. Neste sentido, convém que as organizações assumam a responsabilidade com o meio ambiente e que autoridades governamentais promovam ações que incentivem o aproveitamento e a manutenção destes recursos, a fim de que a sustentabilidade seja alcançada. Além disso, a adoção de práticas sustentáveis nas empresas evidenciam o compromisso social que estas possuem com a sociedade e seus colaboradores, aspectos que elevam sua competitividade.

    Maria Elisama Ricart dos Santos

    ResponderExcluir
  9. O bom desenvolvimento da sociedade e a sobrevivência humana está diretamente relacionado a natureza e seus recursos. Mas ainda que isso seja um fato, não existe uma ligação pacífica entre homem e natureza. Os grandes líderes a nossa frente devem enxergar que para um país ser próspero a ligação direta com os recursos naturais devem ser respeitadas. O uso equilibrado é o ponto chave para a prosperidade.

    Julia Maria Lima de Oliveira.

    ResponderExcluir
  10. A utilização dos recursos naturais é importante para o funcionamento e produção de suprimentos para a sociedade, sua má administração resulta em escassez e interfere negativamente a população, com isso reforça a necessidade de uma boa gestão, como no meio empresarial, para o meio ambiente é fundamental uma boa e consciente gestão, pois contribui para a construção eficiente e bem sucedida.

    Maria Eduarda Soares Silva

    ResponderExcluir
  11. Os recursos naturais são elementos essenciais à existência do ser humano e à manutenção da vida. Inicialmente, o ser humano mantinha uma relação de equilíbrio com a natureza. Porém, com o tempo, foram sendo desenvolvidas técnicas que prejudicam a o meio ambiente, mas aumenta o potencial de produzir e ter maiores vantagens sobre o meio. É necessário buscar uma forma de suprir as necessidades e promover o desenvolvimento da sociedade e também o desenvolvimento econômico, esperando que tenha mais eficiência e consciência com esses recursos naturais.


    Dayvid Lima Bispo

    ResponderExcluir
  12. Desde o principio dos primeiros relatos, os seres humanos se utilizam dos recurosos a sua disposição como meio do alcance de seus objetivos, seja para saciar uma necessidade, realizar uma troca ou explorar algo, a capacidade do ser humano sempre foi algo deslubrante, uma vez que ao passar do tempo compreendeu-se a necesssidade de gerenciar com sabedoria os recursos a fim de que eles pendurassem enquanto necessarios, seja na armazenagem da agua da chuva, nas sementes para plantação, o homem foi se reeinventando, mas a tempos parece que estamos regredindo, nas politicas publicas que tem um intuito de ter apoio populista, e não caminham a população a prosperidade, uma vez que não tocam os pontos de maior necessidade, como geração de emprego e cursos preparatorios para o mercado de trabalho, torna-se necessesario a capacidade do ser humano em refletir e caminhar o investir de seu tempo, na saida de sua zona de conformo em administrar seus recursos, a fim da busca da melhora, buscando a expoliação legal em pro de seus objetivos.

    Moisés Fernandes Simoanto. Adm UNEAL.

    ResponderExcluir
  13. Os recursos naturais têm um papel relevante no mercado mundial. Eles oferecem um valor tangível de presente e de futuro, são parte da real da economia, sendo feita assim uma relação da humanidade com a natureza,devendo,claro,ser respeitada à não ser uma "tomada" de matéria prima,mas uma troca em coexistência mútua. Conscientizados por uma gestão sustentável e limpa para a natureza, empresas e organizações devem assumir o objetivo responsável de assegurar o equilíbrio econômico e a qualidade de vida. Ademais, o desenvolvimento sustentável é capaz de suprir todas as necessidades da geração atual, sem que ocorra qualquer tipo de comprometimento na capacidade de atender gerações futuras. Uma troca pacífica.

    ResponderExcluir
  14. É evidente que o desenvolvimento de um país está ligado diretamente com suas riquezas, contudo, o real desafio de uma sociedade em desenvolvimento é descobrir quais são os melhores métodos a ser aplicados em sua gestão de rescursos naturais e humanos. Desta forma, a preservação desses recursos é algo que deve ser colocado como responsabilidade social e levado adiante no meio empresarial, trazendo benefícios para ambas as partes.

    FLÁVIA EMILY DE MELO BARBOSA

    ResponderExcluir
  15. Sabe-se que para um bom desenvolvimento econômico e bem estar das pessoas, seja feito o uso eficiente dos recuros naturais e humanos, bens de capitais e eficiência do governo. Há de se buscar um equilíbrio entre esses elementos através de uma boa gestão dos recursos para que haja o desenvolvimento e prosperidade do país, e essa responsabilidade é do governo, das empresas e da sociedade.


    Francyelle de Messias Ferreira

    ResponderExcluir
  16. Percebe-se que grandes lições podem ser tiradas a partir deste artigo, podendo ser citar a questão de desenvolver políticas públicas para que empreendedores possam solucionar os danos do bem-estar e pela dificuldade de usufruir dos bens primários existentes no Brasil, que podem ser causado pela alta cobrança de impostos e pelo atraso da tecnologia. Desse modo é fundamental que o administrador saia da sua zona de conforto e com isso ir criando aperfeiçoamento para que seu negócio possa prosperar.

    Sabrynna de Souza Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. O artigo mostra diversos fatores que podem fazer uma nação prosperar, bem como alguns obstáculos. Isto posto, é importante ressaltar como ferramentas da Administração como planejamento e gestão são importantes nesse processo de desenvolvimento, pois se os fatores de produção são bem geridos, uma nação tende a se desenvolver. Importante salientar tambem que num ambiente propício o indivíduo tende a prosperar consequentemente a nação tambem, daí a importância de governos e sistemas que valorizem as pessoas e estabeleçam condições para tal.

    Luiz Eduardo silva gomes

    ResponderExcluir
  18. É sabido que para o melhor desenvolvimento de uma sociedade faz-se necessário o bom uso dos recursos naturais existentes. O que de fato, não é algo que vemos acontecer atualmente. Porém, se o crescimento em abundância das mais diversas áreas de um país necessita de dessa boa utilização dos recursos naturais, é certo também que necessita de um maior empenho por parte de seus governantes em propor ações práticas que visem fomentar e auxiliar os individuos nesse processo, além é claro de coibir o uso indiscriminado desses recursos de modo possam prejudicar e causar impactos no meio ambiente.

    Jefferson Victor Ferreira Silva

    ResponderExcluir
  19. É fato que, para uma sociedade consiga se desenvolver, saiba utilizar seus recursos de forma inteligente e pensando sempre no futuro. Para conseguir suprir suas necessidades, bem como o uso sustentável, é preciso realizar de forma onde a manutenção desses recursos acompanhem sua utilização. Como por exemplo atividades de mineração, onde se é extraído metais imprescindíveis para o dia a dia. Mas, que deve ser realizado da forma mais sustentável possível. Sem esquecer do equilíbrio ecológico e o social.

    João Marcelo Nunes dos Santos.

    ResponderExcluir
  20. A individualidade do ser humano, sempre foi algo que o fez não ter a real dimensão da importância dos recursos naturais, isto é demonstrado à medida que destrói, não replanta e/ou recicla, esquecendo-o que seu crescimento econômico e intelectual está intimamente interligado a tudo que está ao seu redor. Para tanto, todos os âmbitos da sociedade devem desempenhar seu papel de maneira eficiente e comprometida com a sustentabilidade, desde a repartição pública à sociedade civil, pois ambos têm sua relevância para se chegar ao objetivo em comum. Tudo isso é capaz de ser colocado em prática a partir de políticas públicas, parcerias público-privadas, e sobretudo um bom planejamento viável e que seja colocado em prática.

    BRUNO HENRIQUE ALVES DA SILVA

    ResponderExcluir
  21. Existem inúmeros recursos disponibilizados pela natureza, porem estes recursos são mau utilizados pela população e pelos governos, a riqueza de um pais é medida pela capacidade de produção dele mesmo, sem incentivos do governo o empreendedor se ver de mão atadas tendo que usar de suas próprias ferramentas para se subsidiar, quando não usam da sustentabilidade ligada a inovação, é usado meios que podem prejudicar o meio ambiente, isso gerando inúmeros prejuízos, tanto econômico quanto geográfico; ex: queimadas ilegais, desmatamento, degradação do solo entre outros.

    Luciano Mendes Oliveira

    ResponderExcluir
  22. A riqueza brasileira tem uma distinção histórica, os blocos econômicos são concentrados no sul e sudeste do país, onde houve amplo crescimento baseado no café e pecuária. E esse domínio econômico perpetua até os diad de hoje, por falta de infraestrutura e apoio tributário, grandes investidores tendem a achar desvantajoso aplicar seu capital no nordeste, ampliando ainda mais a desigualdade econômica e geração de riqueza.
    É necessário uma reforma tributária que beneficie os investimentos em regiões mais escassas como o Norte e Nordeste, só assim será possível fomentar o país como um todo e não deixar essa dependência com auxílios provisórios e insustentáveis.

    Júlio Ákila Martins Cordeiro

    ResponderExcluir