quarta-feira, 31 de agosto de 2022

O voto, por acaso, do anúncio!

Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

A ação humana, consciente e inconsciente, inexoravelmente, é o fazer ou não fazer contínuo do indivíduo (do agricultor familiar) para transformar ideias em estados satisfações, e, assim remover conflitos de visões e de interesses, seu desconforto material, emocional e espiritual; o indivíduo age para garantir os meios, e assim, realizar as metas e os fins desejados, e, se satisfaz com os resultados obtidos, sempre alicerçados no seu julgamento de valor – que é pessoal e subjetivo – deve ser a fonte de suas escolhas em qualquer sociedade. É o indivíduo que filosofando sobre suas escolhas, preferências temporais individuais e coletivas, imediata e de longo prazo, decide, age, como exaltam os economistas e filósofos, Bastiat, Hayek, Hope, Mill, Mises, Rothbard e Smith.

Logo, esta ação humana faz todo sentido, primeiro, porque o julgamento de valor ( e a ética) é um exercício intencional, ímpar, próprio do comportamento de cada um indivíduo, em qualquer lugar, em qualquer tempo; e, segundo, porque, a "ação é a vontade posta em movimento e transformada em força atuante; é almejar fins e metas; é a significativa resposta do ego aos estímulos e às condições de seu ambiente; é o consciente ajuste de uma pessoa ao estado do universo que determina a sua vida", é o que diz Mises. E Hope destaca, "toda ação tem como propósito melhorar o bem-estar subjetivo do agente acima do estado em que, caso contrário, ele estaria".

Por isso, a luz da razão, é a compreensão de que “a vida, a liberdade e a propriedade não existem pelo simples fato de os homens terem feito as leis, ao contrário, foi pelo fato de a vida, a liberdade e a propriedade existirem antes que os homens foram levados a fazer as leis”, como observou Bastiat. Dito isso, está posto o ponto de inflexão da conduta do indivíduo em prol de suas preferências temporais, imediata e de longo prazo. Pois, “a única liberdade que merece o nome é aquela que busca o nosso bem à nossa maneira, desde que não procuremos privar os outros da sua ou impedir suas iniciativas de alcança-la”, afiança Mill. E Smith aponta, "o caráter de um indivíduo qualquer, naturalmente vemo-lo sob dois aspectos diferentes: primeiro, como pode afetar sua própria felicidade; e, como pode afetar a felicidade de outras pessoas".

Ademais, ressalta Rothbard: ”os princípios legais de qualquer sociedade podem ser estabelecidos de três maneiras diferentes: (a) seguindo-se os costumes tradicionais da tribo ou comunidade; (b) obedecendo-se à vontade arbitrária e ad hoc daqueles que governam o aparato estatal; ou (c) utilizando a razão humana para descobrir a lei natural.” “A lei natural é, que em suas ações humanas, uma ética profundamente radical, pois ela expõe o status quo existente, que pode violar gravemente a lei natural, impiedosa e inflexível luz da razão”. E arremata Bastiat  – “A Lei é a organização coletiva do direito individual em legítima defesa”.

Isto posto. Oportuniza o conhecimento e a ação do indivíduo em processos sistêmicos de percepções – impressões e ideias  e de experiências sociais de muitos e confirma que, “mesmo o conhecimento já conquistado fosse preservado em biblioteca, pouco serviria se não existissem pessoas em número suficiente para ocupar os empregos exigidos pela ampla especialização e divisão do trabalho”. Aliás “qualquer que seja o motivo por que as pessoas vivem, hoje a maioria vive apenas por causa da ordem de mercado”, segundo Hayek.

De modo que, “se perguntarmos o que os homens devem, antes de tudo, às práticas morais dos chamados capitalistas, a resposta é; suas próprias vidas”. Tampouco, “a maioria dos indivíduos que hoje constituem o proletariado não teria condições de existir se outros não lhe proporcionassem meios de subsistência”, argumenta e alerta Mises.

Outrossim, para Rothbard, “no campo da política ou da ação estatal, a lei natural fornece ao homem um conjunto de normas que pode ser radicalmente crítico às leis positivas atualmente impostas pelo estado”. E porque dá respaldo "a teoria política que prega que a função do Estado é assegurar os direitos básicos da população, inferindo que as únicas funções do Estado seriam a promoção da segurança pública, da justiça e do poder de polícia, além da criação de legislação necessária para assegurar o cumprimento destas funções” - O minarquismo. E promova o Desenvolvimento Sustentável alavancando a expectativa de vida pelo usufruto dos bens primários – individualidade, liberdade, propriedade, confiança e felicidade.

É imperativo, sobretudo, que os indivíduos exercitem o Estado de Direito, que segundo Hayek, “significa que todas as ações do governo são regidas por normas previamente estabelecidas e divulgadas – as quais tornam possível prever com razoável grau de certeza de que modo a autoridade usará seus poderes coercitivos em dadas circunstâncias, permitindo a cada um planejar suas atividades individuais com base nesse conhecimento” – Dr. Ives Gandra sobre Estado de Direito – https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/sensacao-de-que-estao-escrevendo-uma-nova-constituicao-diz-ives-gandra-em-critica-a-ministros-do-stf.html.

O julgamento de valor (sentimento, gosto e preferência) do indivíduo de qualquer categoria e em atividade econômica e ou social, no final das contas, decidirá suas escolhas de qualquer natureza, uma delas, o voto, por acaso, do anúncio. É sua contínua conduta – filosofia, ciência e ação – que baseada em percepções, causas e efeitos age para realizar suas impressões e ideias melhorando o estado de satisfação de sua vida, continuadamente, através de alianças e de regras pacíficas com outros indivíduos e seus diferentes julgamentos de valor.


[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável, Engenheiro Agrônomo, professor da Universidade Estadual de Alagoas, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, diretor do Sindagro, articulista da Tribuna Independente/Alagoas, Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com 

46 comentários:

  1. Grande mestre Marcos, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Ótima reflexão. Pena que no Brasil virou disputa de futebol onde é mais importante "ganhar deles" do que votar no que interessa para a vida diaria.

    ResponderExcluir
  3. Suas considerações sobre a ação do indivíduo, no dia a dia, são necessárias e oportunas para melhorar sua vida. Toninho

    ResponderExcluir
  4. José Marcos Gama da Silva29 de setembro de 2022 às 10:02

    A individualidade, é um processo de encontro com o próprio indivíduo no seu ambiente reservado na sociedade; a liberdade, é um avanço na decisão de escolha, em que fazemos as nossas vontades; e a propriedade, é o direito de usufruir dos bens que tenho posse. Fiquei insatisfeito com as atitudes do Sr. Jones, pois não tem lógica participa de uma revolução conta a exploração dos animais, e prática a exploração; fiquei insatisfeito também com a atitude do porco Napoleão, pois ser líder não é ser autoritário, é saber comanda a equipe e respeita a todos e o porco garganta, pois temos que ter cautela quando defendemos nossos amigos.

    Att: José Marcos Gama

    ResponderExcluir
  5. Individualidade é um processo que visa encontrar-se com si mesmo em um ambiente reservado perante a sociedade. Propriedade é um dos direitos que temos de usufruir dos bens e direitos que possuímos. Liberdade é um dos nossos avanços na tomada de decisões na hora de escolher nossas vontades.

    As atitudes do personagem chamado porco Napoleão é de grande hipocrisia, participou da revolução contra o fazendeiro Sr Jones, mas no fim se revelou um Sr Jones 2, pois expulsou alguns animais que queriam harmonia e fez com que os demais trabalhassem como meros escravos. Sendo assim, fez com que a ideia de se libertarem dos humanos e serem livres virasse uma grande falácia.

    Júlia Maria Lima de Oliveira

    ResponderExcluir
  6. É de se observar que a ideologia passada no inicio do filme pelo porco é seguida por seus amigos, no entanto no decorrer da obra é iniciada as diferenças de opiniões e com isso os impasses entre os mesmos.
    Tendo a individualidade como percepção do que o ser humano trata como correto, de acordo com seus julgamento do certo e errado, temos momentos no filme que retrata essa característica, mas que se perde ao decorrer da trama, pois a individualidade dos animais vai perdendo força e o principal motivo da revolução se torna uma grande roda gigante que volta ao ponto de partida.

    Tiago de Almeida Leite

    ResponderExcluir
  7. O exercício da individualidade é primordial para o desenvolvimento de uma sociedade voltada para o bem comum, sendo dependente de atitudes assertivas do individuo na escolha de seus governantes, e também das atitudes que serão tomadas pelos governantes escolhidos pela maioria. A população gozará de melhores dias, de acordo com a sua escolha, como também poderá sofrer com essa mesma escolha.
    Observamos a importância do poder de decisão em massa e suas consequências, retratadas no filme a revolução dos bichos, onde um líder denominado de Velho Major, desperta o espirito de liberdade nos demais animais, e Snowboard seu seguidor passa a conduzir suas atitudes em prol do bem comum a todos, porém é deposto pela tirania de Napoleão, que induziu os demais bichos ao erro, a exemplo dos filhotes e outros mais, determinando que todos sofram pelas atitudes erradas de um pequeno grupo.

    Liuri da Silva

    ResponderExcluir
  8. É perceptível que o pensamento liberal não tem viço nem vida quando se recusa a ouvir o outro lado, mesmo que a opinião do outro fira a nossa de forma letal. O filme relata sobre animais almejam alcançar uma sociedade ideal e revoltam-se contra os humanos. Os porcos, que eram os animais mais inteligentes, lideram a fazenda. Enquanto o porco Bola-de-neve, um dos líderes da revolução, quer realizar a construção de um moinho, o porco Napoleão é contra a ideia. Contudo, Napoleão, com sua postura autoritária, convence todos os outros animais a se rebelarem contra o líder. Após Napoleão tomar o poder todos os animais se tornam escravos e percebem que tudo não passava de uma farsa.


    Sabrynna de Souza Rodrigues

    ResponderExcluir
  9. Personagens que chamaram a atenção:
    Sansão, Bola de neve e Napoleão.
    Momento de maior insatisfação: quando Napoleão mandou matar Bola de Neve pelo poder, e maior satisfação quando derrubaram o sistema ditatorial para conseguir a liberdade novamente, através da luta conjunta.
    Comumente tratamos as leis como sendo as regras máximas e inflexíveis, mas pouco refletimos no quanto sofremos injustiças e restrições descabidas, apenas aceitamos. É necessário um real envolvimento da população com o setor que nos representa, ou seremos eternos seres sem opinião e subjugados.

    ResponderExcluir
  10. O ser humano é dotado de capacidades de tomar decisões, nesse sentido, faz parte de sua vida a necessidade de tomá-las, estas que incorrem em diversas consequências, positivas ou não. Em virtude disso o exercício da individualidade é algo que faz parte da essência do ser humano enquanto ser pensante e racional, uma vez que é capaz de emitir opinião e realizar julgamentos acerca de variados temas.
    Assim sendo, a busca pelo conforto seja ele material, emocional, espiritual está sempre presente, e podemos identificar que no filme a revolução dos bichos busca um bem maior, isto é, a liberdade, que nada mais é do que a busca pelo desconforto, sendo liderada pelo porco, demonstrando desta forma, que o poder pode ser benéfico quando usado para o bem comum, porém quando é usado para dominação e autoritarismo como napoleão trás diversos malefícios, que no fim é uma espécie de lobo em pele de cordeiro.

    Bruno Henrique Alves de Silva

    ResponderExcluir
  11. Com a reflexão deste artigo, conseguimos notar uma clara ligação com o filme a Revolução dos Bichos, que mostra desde a formação do Estado até a sua morte. Tudo foi representado por três personagens principais: o porco Major e Bola de Neve, sendo o início do Estado e Governo; e o porco Napoleão, sendo o fim, representando a corrupção. Com isso, aprendemos que quando o povo não está satisfeito com o que ocorre, tem o total direito de expor seus ideais e lutar pela liberdade e pelo seu bem-estar.

    ALUNA: BRUNA ALVES OLIVEIRA.
    DISCP.: ÉTICA NOS NEGÓCIOS.

    ResponderExcluir
  12. Inicialmente os animais foram incentivados pelo porco major a lutar contra o fazendeiro pela liberdade, e consequentemente pela propriedade da fazenda, que era uma vontade e direito na opiniões deles. Após alcançar o objetivo que era a liberdade e a propriedade da fazenda, a individualidade começou a predominar de forma negativa , principalmente por parte do porco napoleão. O porco napoleão que primeiramente usa da persuasão para retirar outro porco do comando, e depois acaba se corrompendo e fazendo tudo ao contrário do que era tratado como mandamentos pela revolução.

    ResponderExcluir
  13. o filme, A revolução dos bichos de George Owell, no apresenta a sociedade dos bichos. após o falecimento do líder, um grupo de porcos assume o poder e alteram as leis que cada bicho devesse seguir. Porém, leis essas que nem mesmo eles seguiam e a moldavam de acordo com seu interesse. Uma representação de nossa sociedade, onde aqueles que estão no poder estão alterando a liberdade do povo em prol da deles.

    Personagens que mais chamaram a atenção: Bola de neve; grupo de cães; Cavalo (que representa a perca da liberdade) e o grupo de porcos, em especial o napoleão.

    Nome: João Marcelo Nunes dos Santos

    ResponderExcluir
  14. Ana Carolina Magalhães30 de setembro de 2022 às 05:25

    O filme A Revolução dos bichos retrata o desejo utópico da sociedade plenamente melhor e igualitária, excluindo a figura do líder opressor/explorador.
    No entanto, logo no início conseguimos enxergar que a ideia da igualdade se dissolve na diferença entre os animais e consequentemente suas limitações, onde os tidos como mais inteligentes ocupam o cargo de chefia e liderança.
    A narrativa de Orwell nos mostra como podemos ser corrompidos e como o totalitarismo e a opressão aprisionam nossas mentes até para o questionamento mínimo. Isso, associado à falta de alfabetização e literacia, mantém os animais ainda mais limitados.
    Os personagens que se destacam são:Jones: fazendeiro da quinta que explora os animais. Major Porco: figura responsável pela ideia da revolução contra o fazendeiro. Porco Bola-de-neve: líder da revolução, depois da morte do Major. Porco Napoleão: figura autoritária que chega a liderar o grupo.

    ResponderExcluir
  15. O ser humano usa da sua individualidade para formar a personalidade e se portar diante a sociedade; o uso da liberdade é fundamental para que seja atingindo os próprios desejos no âmbito material e emocional; a propriedade proporciona o direito de posse de bens ou direitos, assim deixa o indivíduo confortável na sua posição.
    No filme, é nítido como as coisas, aos poucos, vão voltando ao que eram no tempo do Sr Jones, pois assim que Napoleão tomou o poder ele teve mesma ou até uma pior postura perante aos outros animais, pois obrigava eles trabalharem e dava bem menos comida, até chegar ao ponto de alguns não aguentarem e fugirem.

    Flávia Emily de Melo Barbosa

    ResponderExcluir
  16. O filme a revolução dos bichos inicialmente trata de ideais utópicos quando o porco major incentiva os animais a lutar por liberdade por exemplo. Porem a inversão entre o papel humano e o animal, como paralelo para a organização do trabalho na sociedade capitalista, para então demonstrar que as relações de poder que se formariam entre os próprios proletários após a revolução poderiam deturpar o ideal socialista.

    LUIZ EDUARDO SILVA GOMES

    ResponderExcluir
  17. O filme deixa claro como o dinheiro e o poder modifica o ser, pois o objetivo inicial era tornar a fazenda um lugar respeitoso, onde todos pudessem ter liberdade e direitos iguais. Após conseguir o poder aquele discurso de igualdade começa a mudar totalmente e as disputas internas surgem, dessa forma a ideia do bem esta coletivo é deixada de lado e o autoritarismos ganha força mais uma vez. Todo esse cenário faz com que os mesmo se questionem se a vida estava pior antes da revolução.

    ESTER LARISSE OLIVEIRA COSTA

    ResponderExcluir
  18. O exercício da individualidade é imprescindível para formar uma sociedade forte. Pois, quem faz a sociedade são indivíduos e não o oposto. Pode-se fazer uma analogia do artigo em tela, com o filme a revolução dos bichos, vê-se claramente, que na cena em que o proprietário reclama da administração da fazenda. O desconforto dos animais ao ver o cavalo BOXER ser levado pelo caminhão frigorífico. Os bodes, ao lerem as regras que o chefe "Porco Napoleão", disse que todos os animais são iguais, outros são mais iguais que os outros. Em ambos os textos vê-se claramente a necessidade do cumprimento do estado de direito.


    Davi HERCULANO ROMEIRO RODRIGUES

    ResponderExcluir
  19. A relevância do exercício da individualidade, liberdade e propriedade, para diminuir ou erradicar seu desconforto material

    O exercício da individualidade é de extrema importância para se ter liberdade, Tal exercício é em parte limitado conforme se abita em uma sociedade, porém não o deve acabar.
    Em uma ambiente onde a liberdade é privada em prol de um bem maior, observado na revolução dos bichos, portanto a ação humana (no caso dos bichos, na analogia) não tem mais um viés individual e portanto com preferencias pessoais e subjetivas inerente ao julgamento de valor de cada indivíduo, pois os fins e metas não são necessariamente para diminuir ou erradicar o desconforto do indivíduo, mas sim para o coletivo que deveria representar a busca pelo conforto de cada um até onde possível, Porém não, é deturbado e corrupto, onde no fim não se sabe distingue quem é porco e quem é homem.
    Uma cena que chama a atenção é quando há várias execuções por traição, onde deixa todos animais chocados e totalmente desconfortáveis.
    Outra é quando Sansão, o cavalo de tração, é levado para o sacrifício e os animais percebem após Benjamin os alertar.

    ass: Vanderson Eslley da Silva Batista
    Filosofia e ética - UNEAL

    ResponderExcluir
  20. Samuel de Souza Ribeiro4 de outubro de 2022 às 05:07

    Na obra "A Revolução dos Bichos", é exposto de forma clara e crítica o conceito sobre a individualidade, liberdade e propriedade dos indivíduos. Na obra, os animais de uma precária fazenda decidem organizar uma revolução para a tomada de controle dela, seguindo as regras do seu antigo líder, Major.
    Nesse sentido, é interessante analisar um dos primeiros pontos de insatisfação apontados no filme, pois a escassez de alimentos, com trabalhos incessantes e a desvalorização do ambiente causa a determinada revolta dos animais.
    O exercício de liberdade e individualidade é pessoal, fazendo com que cada ser humano analise a sociedade de acordo com seu próprio julgamento de valor. Ademais, um dos principais objetivos do indivíduo é garantir o conforto ao invés do desconforto. Porém, quando o objetivos do coletivo causam desconforto na pessoa,com práticas tirânicas que privam a liberdade do indivíduo, sentimentos de insatisfação serão gerados. Citando exemplos do filme quando as galinhas se recusam a vender seus ovos, destruindo eles no processo, ou quando a cadela Jesse junto com outros animais decidem se abrigar em um esconderijo ao invés da fazenda animal.

    Samuel de Souza Ribeiro

    ResponderExcluir
  21. É indubitável que um dos eventos mais importantes da história humana foi a revolução individualista que encerrou a Idade das Trevas. A sociedade moderna é individualista e fragmentada pela diversidade. No filme podemos ver que historicamente, o animal que liderou a revolução foi o porco. Major, Bola de Neve, Napoleão e Bocão são o coração da história. Ao usar a estrutura de uma alegoria para contar a história, sim, ela é vista como uma crítica ao socialismo soviético, mas também pode ser aplicada a outros contextos. A ambição e a busca de poder e interesses levaram os porcos, especialmente Napoleão, a esquecer os princípios e razões que os levaram à revolução. Os porcos começaram a substituir os humanos e a explorar outros animais como o Sr. Jones explora.

    Maria Vitória Souza Alves

    ResponderExcluir
  22. DARKTIAN HONORIO SANTOS4 de outubro de 2022 às 08:14

    A relevância e a importância do exercício da individualidade remete à tempos em que a liberdade era suprimida, dificultando o exercício de tal fim. A luta e a busca por direitos e garantias para fazer-se cumprir a individualidade foi árdua, porém sua conquista expressa a soberania do ser humano em buscar seus obejtivos e conquistar suas aspirações, esse é o conjunto que forma o indivíduo, que o faz ser original, fazendo com que alguém seja único, quer ele assim queira ou não, realizando dessa forma a diminuição do seu desconforto, seja ele material ou emocional. Dessa forma, buscamos nossa liberdade, buscamos nossa expressão de individualidade através do desconforto das condições pré existentes em nossas vidas, traçando metas, cumprindo objetivos, realizando sonhos, sendo assim, erradicando condições nocivas ao exercício e expressão de nossa individualidade.
    No filme, "A revolução dos bichos" de George Orwell, retrata bem essa busca por uma sociedade igualitária e de sua liberdade, atingindo preceitos benéficos a composição formada pelos animais na luta por conquistas em detrimento de seus exploradores. Esses ideiais são logo corrompidos devido a maestria com que o porco Napoleão remete seu poder totalitário aos outros animais.
    Os personagens que se destacam no filme são: o senhor Jones: fazendeiro que explora os animais. Major Porco: figura responsável pela ideia da revolução, morto acidentalmente. Cão Jessey, cachorro responsável por identificar os erros cometidos por Napoleão. Cavalo Boxer: responsável pelo trabalho duro e árduo. Porco Napoleão: figura autoritária que lidera os animais até a sua ruína.

    ResponderExcluir
  23. Miquéias Melo da Silva4 de outubro de 2022 às 13:28

    Indiscutivelmente, o exercício da individualidade é fator predominante para que o ser humano possa modificar o ambiente em que está inserido, transformando e alterando os processos, bem como aperfeiçoando as relações com os meio, tendo necessariamente, para isso, liberdade e propriedade a fim de reduzir ou eliminar seu desconto material e emocional, substituindo as condições que julga menos satisfatórias por condições que lhe agradem. Ademais, destaca-se no filme: A Revolução dos Bichos de George Orwell, a parte que os animais fazem uma reunião com o fito de refletirem o modo como estavam vivendo e convivendo com os humanos e possíveis soluções para transformarem as situações de desconto em conforto para os mesmos.

    Miquéias Melo da Silva

    ResponderExcluir
  24. A liderança que é pregada em certos aspectos da sociedade tem fatores primordiais para moldar e dar direcionamentos para o bem comum de todos, pode-se observar que a maneira em que o líder vai direcionando suas ações podem existir algumas linhas de pensamentos que poderão divergir-se e se desencontrarem, quando falamos em dar poder a estes líderes devemos trazer aspectos que moldem o sufrágio e lhes permitam um aparato rígido de leis que embasarão e servirá de molde para a sociedade.
    A manifestação direta do voto tem o poder que emana do povo e tem seguridade para cobrar os requisitos exigidos ou linhas de pensamentos que levaram a tais escolhas de representantes.

    LUCIANO MENDES OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  25. É importante dizer que o individualismo é um traço fundamental da modernidade. Recebemos dele nossa liberdade, seja ela de culto, de expressão, de direitos garantidos por constituições, de direitos que protegem minorias contra a tirania das maiorias, liberdade, em sua totalidade, de conduzir nossas vidas como bem entendermos, desde que não violemos a liberdade dos outros.
    No filme, A Revolução dos Bichos, Napoleão, o porco, apresenta um momento de satisfação ao conseguir expulsar Snowball da fazenda, além de dormir em camas e beber álcool. Já Boxer, o cavalo, apesar de concordar com Napoleão, está insatisfeito por sempre se esforçar nos trabalhos e não ser recompensado devidamente. O braço direito de Napoleão também usufrui de todos os benefícios do líder, além de se aproveitar da situação de mandar nos outros animais.

    Iasmin Vieira Santos Melo
    Disciplina: Filosofia e ética

    ResponderExcluir
  26. Ao assistir e analisar o filme de George Orwell, ‘a revolução dos bichos’, inicialmente o líder é o Sr. Jones, que acaba explorando e maltratando os animais da fazenda, e insatisfeitos com a situação, o porco Major, lidera um movimento de revolução. Através desse movimento eles expulsam o senhor Jones. Diante da cena, podemos considerar que, os animais tinham mais inteligência do que o próprio líder.
    Ainda no início do filme, o porco Major, faleceu, entretanto, seus ensinamentos ainda predominavam entre os que ficaram. O porco Bola de Neve, dá continuidade ao movimento, e é considerado o traidor e é expulso, por apresentar uma nova ideia que não foi aceita pelos demais membros. Essa expulsão veio através de uma rebelião influenciada por Napoleão, animal de características autoritária e egoísta.
    Ao ler o artigo, podemos considerar que é a individualidade é um processo que visa encontrar-se e considerar como correto o que você acredita ser essencial e voltado para o bem para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o valor desse julgamento, interfere na atividade economia e social.

    Emanuelly Beatriz de Oliveira Silva
    Disciplina: Filosofia e Ética (as terças-feira)

    ResponderExcluir
  27. o exercício da individualidade indubitavelmente é predominante para que o ser modifique o ambiente ao qual ele vive .O filme retrata bem como qualquer regime autoritário , opressivo funciona e a tentativa dos animais em construir uma sociedade ideal. Os personagem que mais me chamaram atenção foi o major porco, que foi o dono da ideia de revolução,o porco Napoleão (novo líder com a morte do major) que se tornou líder porém se deixou levar pelo poder se tornando pior que o ex-dono da fazenda , dando aos animais menos comida do que mesmo o antigo dono da fazenda. E o cavalo Sansão ,trabalhador e que se questionava o porque que o porco Napoleão sempre estava certo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elyzama kathyllen Melo de lima7 de outubro de 2022 às 07:54

      Elyzama Kathyllen

      Excluir
    2. Elyzama kathyllen Melo de lima7 de outubro de 2022 às 07:55

      Elyzama Kathyllen Melo de lima
      Matéria :filosofia e ética

      Excluir
  28. O filme “A Revolução dos bichos” apresenta uma dura crítica aos regimes totalitários, em que ocorre uma revolução dos animais da fazenda, que mais tarde se chamará Fazenda Animal.
    Essa revolução é idealizada pelo velho major, o porco mais velho da fazenda. O porco Snowbow era o que mais entendia e se empenhava para propagar o animalismo, este foi considerado pelos animais como autoridade na fazenda, ensinando-os a trabalhar juntos e a defender os ideais do Major. Contudo, a ambição pelo poder de um porco denominado Napoleão dificulta a luta dos animais. Napoleão usou a tática de manipulação, persuasão e chantagem para exercer certo poder sobre os animais, fazendo-os obedece-lo. E assim cada vez mais Napoleão foi se transformando como um humano até se sentarem juntos a uma mesa para beber e negociar, voltando a fazer como o velho fazendeiro Sr. Jones fazia.
    A liberdade e a propriedade não existem simplesmente porque as pessoas fazem as leis. Em vez disso, a liberdade e a propriedade existiam antes que as pessoas fossem levadas a fazer leis. Assim a legislação, a liberdade e a propriedade são indivisíveis e inalienáveis.
    A liberdade se opõe à monarquia absoluta, afirmando que a sociedade civil é produto do "livre consentimento" de todos os seus membros e não pode tolerar que dela participem, colocando-se à margem ou acima do direito comum. O verdadeiro soberano torna-se o povo, porque é ele quem tem a verdadeira soberania, não a legislatura.
    Os fundamentos da ideologia individualista são a igualdade e a liberdade. Desprezando as hierarquias sociais, todos se tornam iguais e livres perante o Estado. As funções determinadas pela posição social ocupada pelo indivíduo são abolidas, de modo que o Estado não pode governar a vida social e pessoal do indivíduo.
    O homem moderno abandonou todos os sistemas de crenças e valores, ignorando sua trajetória sócio-histórica para incorporar a satisfação pessoal.
    Observamos que as ações humanas descontroladas em nome de indivíduos, corporações ou nações estão perturbando as condições ambientais que são propícias à vida.
    Em outras palavras, conhecemos as causas dos problemas e temos a ciência e a tecnologia para resolvê-los. Mas ainda há falta de organização política em nível internacional, então os efeitos combinados das ações coletivas das pessoas são controlados.
    LUANA PINTO PAUFERRO

    ResponderExcluir
  29. A Revolução dos bichos é uma grande analogia entre os homens poderosos da sociedade, e a grande população trabalhadora que está indignada. O idealismo dá lugar a estratificação de classes, vem retratando da hipocrisia da tirania a partir do momento que o tirano é retirado ali daquela fazenda é quase que natural que alguns daqueles oprimidos se tornem os opressores. A uma alegoria para a formação da sociedade, a sociedade tem uma tendência natural de se organizar em classes. Esse tipo de regime totalitarista pode ser instaurado a qualquer momento, ferindo a liberdade individual do homem em sociedade. A obra é um constante clamor pela liberdade humana. As pessoas não pensam por si mesmas, são manipuladas por líderes espertalhões, onde o percebi que a necessidade da liberdade de expressão e o pensamento crítico
    Personagens principais
    Senhor Jones
    Velho Major
    Bola de neve

    Gleyce kelly dos santos

    ResponderExcluir
  30. O filme a revolução dos bichos trás consigo uma questão muito interessante que é uma grande analogia entre os homens poderosos da sociedade e a grande quantidade da população trabalhadora que está indignada, por exemplo o que ocorreu na revolução russa, no filme são os animais que decidem se organizar saindo da individualidade em prol de suas próprias liberdades e buscando atingir uma situação de conforto.
    Uma questão de satisfação em personagens específicos está no porcos, Napoleão e bola de neve que abusando de seus "cargos intelectuais" e de lideres estavam buscando benefícios exclusivos para ambos e a satisfação de seus desejos individuais, há também a insatisfação de outros animais com os luxos dos porcos, como o Boxer (cavalo) e também do senhor Jones que teve sua fazenda tomada.

    Rodrigo Lopes Da Silva Freire

    ResponderExcluir
  31. A individualidade é uma característica essencial na sociedade que encontramos. Através dela podemos alcançar a liberdade de expressão, de direitos que defendem minorias. Logo, com a liberdade podemos seguir nossas vidas como desejamos, desde que não ultrapasse a liberdade do próximo.
    O filme a revolução dos bichos refere-se a história onde passou muita dificuldade, no início é mostrado a figura de um líder que busca a liberdade, esse é o sentimento que floresce naqueles que se sentem oprimidos.
    Entretanto, o pensamento de inquietação em massa surgiu na revolução contra o sistema atual e passou a ser realizado pelos bichos na promessa de serem livres.

    Raphael Roberto Cavalcante

    ResponderExcluir
  32. O filme mostra que o poder pode corromper as pessoas fazendo com que elas acabem agindo sempre em busca de melhorias para se mesmo, podemos ver isso hoje em dia com muitos governantes e a sociedade que acaba sendo ludibriados com os seus discursos de melhorias.
    Personagens: Major o responsável pela revolução, Napoleão que se torna líder, mas acabou sendo corrupto pelo poder e Garganta com o seu poder de persuasão.
    Elaine Amaro dos Santos

    ResponderExcluir
  33. Thomas More retrata em seu livro a "Utopia" a ideia de uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de conflitos e problemas. Semelhantemente, George Orwell expõe, a princípio, em sua obra "A revolução dos bichos", o desejo de todos os animais da fazenda de Jones de serem tratados de maneira igualitária, isto é, onde todos os animais cooperam entre si, buscando a melhoria do grupo. Contudo, mediante o desenvolvimento da obra, verifica-se que a premissa inicial proposta pelos animais afasta-se cada vez mais daquela mencionada por More, a medida em que a relevância da individualidade, da liberdade e da propriedade - antes vista como alternativas para a erradicação ou diminuição do desconforto deles- tornou-se uma forma de manipulação autoritária da liderança, nesse caso exercida pela personagem Napoleão. Sendo assim, como pontos importantes que contrariam o usufruto de bens primários como a liberdade, temos a cena em que as galinhas estão sendo mortas simplesmente por não fornecerem seus ovos como forma de alimentação para os demais animais. Outrossim destaca-se como ponto de insatisfação o momento em que alguns animais, como as cabras, percebem as alterações feitas em seu "estatuto" de sociedade, como por exemplo quando se é mencionado que todos os animais são iguais, porém uns mais que os outros. Essa última cena dilui a ideia do filósofo Friedrich Hayek, em que todas as ações do governo- nesse caso a fazenda agora controlada pelos porcos- são regidas por normas previamente estabelecidas e divulgadas, conforme abordada no artigo deste site "O voto, por acaso, do anúncio".

    ResponderExcluir
  34. O exercício da individualidade é imprescindível para a busca de direitos, liberdade e posicionamento. No filme, a "Revolução dos bichos" de George Orwell, exprime a relação complicada de poder, opressão de classes, tirania, totalitarismo que vivemos atualmente.
    As insatisfações causadas em alguns momentos dos filmes: uma delas é quando Napoleão, considera snowball o traidodor é ele é expulso.Embora o personagem acaba não aparecendo ainda leva a culpa por tudo de errado que acontece.
    Outra situação é quando Napoleão corrompe-se pelo dinheiro e poder, deixando a causa de liberdade dos bichos para fazer negócio com Whymper. Focando apenas nos seus objetivos pessoais e deixando de lado a causa do grupo. Tornando a vida dos dos outros animais, pior de que antes.
    E por fim, quando trabalha tanto, que não questiona os atributos e sacrifícios propostos. Após se dedicar excessivamente fica doente e o que recebe por tanta lealdade é ser levado para ser sacrificado.

    Beatriz Vitória Melo Da Silva

    ResponderExcluir
  35. No filme A revolução dos Bichos, os conceitos de individualidade, liberdade e propriedade são expostos de forma clara e crítica. Neste filme, os animais de uma precária fazenda decidem organizar uma revolução contra os humanos, após anos e anos de trabalho em condições horríveis, falta de alimentos e cargas horárias excessivas.
    Nesse sentido, é interessante analisar uma das primeiras queixas apontadas no filme, pois a escassez de alimentos, o trabalho constante e a desvalorização do meio ambiente levam a algum tipo de revolta dos animais.
    O exercício da liberdade e da individualidade é individual, levando cada pessoa a analisar a sociedade segundo seus próprios juízos de valor. Além disso, um dos principais objetivos de um indivíduo é garantir conforto e não desconforto. No entanto, quando os objetivos coletivos causam desconforto, juntamente com a privação arbitrária da liberdade individual, pode surgir o ressentimento.
    É interessante pontuar, que esse mundo Utópico que os animais imaginavam nunca ocorrerá, pois sempre algum deles buscaria por mais poder, nesse caso os Porcos que se achavam mais privilegiados por saberem ler.

    João Pedro Barbosa Cavalcante

    ResponderExcluir
  36. Lucas Gabriel Teles Pereira7 de outubro de 2022 às 19:10

    Se visualizarmos a fazenda em questão no Filme "A Revolução dos Bichos" de George Orwell, como um país, vemos, categoricamente, a imagem de um país como o Brasil.

    Os porcos obtinham a liderança pensante dos animais, a partir de seu ancião, o Major, e após a sua morte, a falta de opiniões e o medo da liderança entre os animais da fazenda, fizeram com que os "porcos" continuassem. Disso, surgiram duas vertentes de comando: Um "líder", o Porco Snowball e um "chefe", o Porco Napoleão.

    No "governo" humano, nada ia bem. Os animais não comiam e suas necessidades não realizadas e não tinham. Eles foram largados de mão pelos governantes, pois estes só queriam satisfazer a si próprio. Devido à isso, houve uma revolução e os animais conseguiram expulsar os humanos e assumirem a fazenda.

    No início as coisas iam bem, e a fazenda prosperou com os dois comandos, o Porco Snowball e o Porco Napoleão.
    Snowball disseminava seu conhecimento com os outros animais, e sempre quis o bem de todos e que a fazenda prosperasse e que a revolução chegasse em outras fazendas, para que os outros animais vissem que não eram obrigados a se sujeitar ao governo tirano dos humanos, além de seguir todos os mandamentos do falecido Porco Major.

    Até que Napoleão começa a construir sua guarda, para imperar sobre os outros animais, com isso ele conseguiu privilégios e até conseguiu expulsar Snowball. A partir disso, começou um governo de tirania, perseguição, privilégios e descaso com os outros animais, fazendo animais passarem fome e até tirar os filhotes de sua mãe, e usá-los como força, em sua guarda.

    A principal falha dos animais, pós revolução, foi a tentativa de conviverem como um grupo, sem reconhecer seus direitos individuais e colocando em primeiro lugar de tudo o "Animalismo". Sem analisar propostas, sem analisar comportamentos, apenas iludindo-se com discursos PORCOS. E desse mesmo modelo está o Brasil hoje. Ninguém luta pelo seus direitos como indivíduos e só se iludem com discursos de "A ou B", para tomar o poder de uma nação com um potencial tão grande como o Brasil.

    ResponderExcluir
  37. O artigo trás uma boa reflexão sobre a atual burocracia que vivemos , visto que, somos LIVRES porém diante tantos aspectos estamos presos. Diante dessa realidade, nos traz átona tamanha importância de verificar e buscar de conhecer todos aqueles que irão nos representar e assumir determinados poderes. Fazendo uma analise com o filme A REVOLUÇÃO DOS BICHOS onde encontramos Os animais moradores da Granja do Solar, cansados dos maus tratos rotineiros, se rebelam contra o dono do local, o beberrão Sr. Jones. Após o expulsarem, os bichos se organizam e instalam novas regras, formando uma comunidade democrática, livre do domínio dos humanos. Logo, vamos perceber que a sociedade Brasileira, está buscando diariamente suas melhorias e que nunca é tarde para que se tenha uma burocracia justa e participativa, pois temos um grande exemplo no filme, animais que se unem e simplesmente fazem suas próprias regras, para que assim, vivam de forma extremamente eficaz.

    ResponderExcluir
  38. Ryan Matheus Vasconcelos da Silva19 de outubro de 2022 às 22:35

    Em uma sociedade onde o exercício da individualidade, o direito à liberdade e a propriedade são reconhecidos, garantidos e respeitados, a sociedade funciona de forma eficiente, oferecendo bem-estar aos cidadãos, liberdade econômica e trazendo dever, poder consciência e identidade a cada pessoa, elevando-o a uma situação de conforto. Dessa forma, fica evidente que, com garantias e direitos assegurados, às pessoas irão buscar cada vez mais o seu bem próprio, de acordo com as suas vontades e desejos, sem que o bem-comum e individual de outras pessoas sejam restringidos.

    No filme “A Revolução dos Bichos”, mostra a rotina da Fazenda Solar, na Inglaterra, onde os animais por vezes, eram explorados e não recebiam a atenção e os cuidados devidos do seu proprietário, o senhor Jones. Revoltados com a situação cada vez mais tensa e crítica no modo de trabalho e cuidados que lhes eram impostos, os animais da fazenda começam a fazer reuniões e ouvir as palavras velho porco Major, sendo este personagem que deu início ao movimento revolucionário, que buscava implantar uma sociedade perfeita, que fosse regida pelos animais, já que eles passaram a ver o ser humano como um inimigo e o seu modo de exploração e de agir como coisas que não deveriam ser seguidas. Após a morte do porco Major, o porco Bola de Neve toma a frente do movimento e junto com outros dois porcos (Napoleão e Garganta), passam a fazer a manutenção da vida na fazenda, após a revolução, Napoleão passa a ter, inicialmente, a figura de líder. Porém, após um tempo, começa a ter atitudes autoritárias, ao lado do porco garganta. Estes dois porcos, tinham planos muito diferentes e longe dos ideais implantados pelo porco Major e seguidos por Bola de Neve, e a partir daí, as coisas na fazenda começam a desandar.

    Momentos de satisfação:

    Cavalo Sansão trabalhando para a fazenda dos animais;

    Os porcos Napoleão e Garganta fazendo negócios com um homem, tomando whisky e dormindo na casa que era o museu.

    Momentos de insatisfação:

    Quando o Sansão é levado da fazenda doente e os animais descobrem que ele seria morto;

    Galinhas quebrando os ovos por se recusarem a dá-los aos porcos.



    Aluno: Ryan Matheus Vasconcelos da Silva.

    Disciplina: Filosofia e Ética.

    ResponderExcluir
  39. Todo ser vivo pensante, ou seja, racional tem a capacidade de decisão e graças a isso, múltiplas experiências, debates e até mesmo conflitos são expostos afim de concluir e eleger o melhor para todos. No filme, vale pontuar 3 personagens: Jones, os porcos Velho Major e Napoleão, onde todos exemplificam personalidades distintas em uma sociedade atual.
    Momentos de satisfação:
    O velho Major ensina que todos os animais devem ser uma unidade e uma irmandade e da importância da luta pelo igualitarismo.
    Momentos de insatisfação: Quando Jones, dono da fazendo, em decorrência de seu vício em álcool, maltratava seus animais;
    O porco Napoleão fazendo com que todo o fervor e luta dos animais pela melhoria da sua existência entre os humanos venha a ser ainda mais dificultada.

    Maria Eduarda Soares Silva-7° período-Administração de Empresas

    ResponderExcluir
  40. José Wellington dos Santos Júnior21 de dezembro de 2022 às 15:57

    O exercício da individualidade é a base de nossas estruturas sociais e políticas, apesar da natureza coletivista que a humanidade adotou, e é necessárias para que o conceito de identidade do indivíduo continue existindo. Hoje somos influenciados por padrões de consumo que determinam nossos conceitos de felicidade através de diferentes mecanismos dentro do cenário globalizado. Nesse aspecto, a individualidade torna-se necessária para que as tomadas de decisões e os conceitos que são designados pelo indivíduo para o indivíduo se mantenham preservados e que a diversidade de pensamentos e cultura sejam preservadas, respeitadas e diversificadas.

    José Wellington dos Santos Júnior - Disciplina: Filosofia e ética

    ResponderExcluir