domingo, 6 de dezembro de 2015

Em busca do ESTADO da ARTE

Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

.                                             “O homem desacomodado não é mais do que um pobre animal, nu e dividido”, diz o Rei Lear [SHAKESPEARE].
    
   Dito isso, afirmo, ainda assim, é exuberante o processo evolutivo dos homens e das mulheres, pois, têm usado a comunicação como ferramenta para perpetuação da espécie como de aproximação entre si e terceiros para atingir o estado da arte – o convívio social. Desse modo, eles inventam e reinventam todos os dias as relações sociais reconhecendo nelas os conflitos, os diálogos e a confiabilidade das alianças, que acabam em alguns casos se tornando marcas distintivas – é assim que a Extensão Rural também se reproduz. A história da Extensão Rural, sua cultura e sua identidade, nos últimos 60 anos, tem tido o reconhecimento da sociedade, dos governos, dos organismos não governamentais, da academia, dos rurícolas, e especialmente dos beneficiários da Lei 11.326/2006, suas famílias e suas organizações.

   É verdade. Contudo, via de regra, o serviço de Extensão Rural [o serviço de educação não formal, de caráter continuado - Lei 12.188] está em dificuldade, pelo pouco investimento, muitas demissões e poucas admissões, por chamadas públicas que não levam em consideração às demandas das unidades produtiva e social, da Anater que caduca sem sair do papel..., ainda assim, o extensionista, mulher e homem, está em júbilo, pois, nestes 60 anos, além de discutir, manter, inovar e/ou difundir os sistemas produtivos e sociais, ainda estimula a participação dessas categorias no processo decisório: municipal, estadual e federal, para afirmar e garantir a reprodução de sua lógica familiar – terra, água, trabalho e família, sob a complexa sustentabilidade e suas dimensões; e assegurar-lhe o acesso, o usufruto e o controle dos recursos naturais e dos impostos, sobretudo, na gestão dos assuntos públicos. É motivo de regozijo para o extensionista, que se dedica diuturnamente à busca ao bem-estar pelo usufruto dos bens primários – autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, oportunidades, renda, riqueza, liberdades, direitos, segundo Rawls – daqueles a quem destinam seu esforço.
              
   Desse modo, o serviço de Extensão Rural deve orientar seus objetivos para a distribuição da renda e da riqueza privada e pública [repartição dos tributos, encargos e benefícios] mais justa para melhorar as atuais condições de vida dos rurícolas, a maioria com renda de até 2 salários; ao uso, conservação e preservação dos recursos naturais [diversos biomas]; e ao exercício das liberdades reais, da cidadania igual dos beneficiários da Lei 11.326/2006, do rurícola e suas organizações, ao corrigir as imperfeições do processo capitalista, da montante à jusante da produção agrícola, garantir-lhes tipos de desenvolvimento sustentável que respeitem as formas e estilos de vida, em resposta à sua capacidade de discernir, aceitar, trocar, adotar, manter e indagar as relações consigo, com os outros e com o mundo – com o comprometimento social.

   Há um sentimento de pertencimento, um senso de justiça que se cristaliza na possibilidade de servir, construir, relacionar-se aos demais, em especial com aqueles que precisam da liberdade individual e da cidadania para melhorar suas posições sociais. Sobretudo, há uma característica vigorosa na relação extensionista/beneficiário da Lei 11.326/2006: a intensa relação de confiança – assim, a marca distintiva da Extensão Rural, mesmo com as especificidades regionais, é rigorosamente o EXTENSIONISTA – o sacerdócio de dezenas de milhares de mulheres e homens pelo respeito que constroem nas comunidades em que trabalham e divertem-se; e pelo autorrespeito animam o serviço de Extensão Rural [25 mil pessoas]. Essa marca distintiva é sustentada também pelo relacionamento com outros milhares agentes sociais e econômicos.
                         
   Decerto que, o homem e a mulher por sua capacidade de libertar-se, por sua história, por sua inquietação moral; e por aperfeiçoar-se ao longo da vida, eles, no particular e no universal, contemporizam-se para encontrarem-se na história; e ao escrevê-la revivem; vivem o dia a dia e garantem sua continuidade. De modo que, essa atuação cheia de significados [sacrifícios, realizações e prazeres], a esse aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a ser; e aprender a viver junto, “onde a compreensão é a só tempo meio e fim da comunicação” (MORIN) para enfrentar as incertezas e para promover o bem-estar em Rawls – autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, oportunidades, renda, riqueza, liberdades, direitos  para compartilhar o estado da arte.

   Em tempo: O XII CONFASER ao debater o estado da arte da Extensão Rural, o direito do trabalhador [na admissão e na demissão], o papel do movimento sindical, por exemplo, colocou em evidência a necessidade de líderes capazes de usar a autoridade para "influenciar o comportamento de outros para a promoção de metas coletivas, com base em alguma forma constatável de consentimento destes outros" (BERNARDES citando BUCKLEY) para buscar o estado da arte - Bento Gonçalves/RS, novembro de 2015.
                         
   Desejo vida longa, à mulher e ao homem Extensionista – salve 06 de dezembro.

   E Boas Festas!!!
     





[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, professor da UNEAL, extensionista da EMATER-AL/Carhp, diretor do SINDAGRO                                                                 Blog:   sabecomquemestafalando.blogspot.com

                                          

27 comentários:

  1. Que belo texto: a função do extensionista em busca do estado da arte. Toninho

    ResponderExcluir
  2. Uma saudação ao sacerdócio extensionista. Parabéns aos extensionistas. Marcos, parabéns pelo texto. Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Também parabenizo os extensionistas. Jason

    ResponderExcluir
  4. Uma boa observação sobre a importância do líder. Como o Brasil anda mal das pernas! Vera

    ResponderExcluir
  5. Temos muitos chefes. Suzana

    ResponderExcluir
  6. Parabéns aos extensionistas!!! Rui

    ResponderExcluir
  7. Bem apontada essa falta de líderes. Alberto

    ResponderExcluir
  8. Prezado Marcos

    Caro colega Extensionista. Somos da mesma "raça" e estirpe.
    Parabéns por seu artigo e diagnóstico feito sobre as vicissitudes de que padece a Extensão Rural deste país. Como Extensionistas iremos juntos continuar nossa luta.
    É dever do Estado prover os serviços de saúde e educação para a população como um todo e particular, os mais pobres. Também é dever do Estado prover os serviços de ATER que são relegados a um terceiro plano. E muita gente nem sabe que o primeiro direito capitulado na Carta das Nações Unidas é o DIREITO AO ALIMENTO, que precede até mesmo a LIBERDADE. E os serviços de ATER é um instrumento essencial que dar sustentáculo básico A SEGURANÇA ALIMENTAR de todos os humanos que habitam este planeta.
    Estou copiando este artigo para difundi-lo por todos os meios ao meu alcance.
    Com o fraternal abraço e desejos de um Feliz Natal para você e sua Família de

    Severino

    ResponderExcluir
  9. Bom artigo xiru, como sempre.
    Ab. Alvaro Simon

    ResponderExcluir
  10. Continuamos sem dá importância para o usufruto dos bem-estar. Augusto

    ResponderExcluir
  11. Que maravilha de saudação aos extensionistas. Diogo

    ResponderExcluir
  12. Valeu Marcos. Boas Festas! Lúcia

    ResponderExcluir
  13. Parabéns extensionistas brasileiros. Ronaldo

    ResponderExcluir
  14. Também saúdo os extensionistas. eric

    ResponderExcluir
  15. O Texto é cara do trabalho vibrante do extensionista, muito bom. Antonio

    ResponderExcluir
  16. Suas colocações sobre bem-estar em Rawls são necessárias e oportunas. Davi

    ResponderExcluir
  17. Sempre com ótimos textos, em especial, esse em homenagem ao extensionista. Edson

    ResponderExcluir
  18. Boas Festas e que no ano novo continue com seus argumentos visando avançar no usufruto do bem-estar, principalmente dos rurícolas. Fernando

    ResponderExcluir
  19. então ao bem-estar com todos. Alice

    ResponderExcluir
  20. Continue nos prestigiando com seus textos reflexivos sobre a dura vida do agricultor. Benedito

    ResponderExcluir
  21. Um texto sensível à penúria do agricultor familiar. Eduardo

    ResponderExcluir
  22. Gostei, pois, fiz uma ótima reflexão. Tiago

    ResponderExcluir
  23. Artigo sempre didático e reflexivo. Silvana

    ResponderExcluir
  24. Encerro o ano refletindo sobre o que você escreve. E considero seus textos genuínos e lúcidos. Por fim, parabenizo-o, Vanessa

    ResponderExcluir
  25. Espero textos ou melhor crônicas nesse excelente nível em 2016. Pedro

    ResponderExcluir
  26. Concordo com Pedro. Otávio

    ResponderExcluir