sábado, 12 de outubro de 2013

Como tem gente 'grande' malvada

Marcos Antonio Dantas de Oliveira


Atente para a ação dessa gente:

O fundo partidário em 2012 distribuiu 350 milhões aos 29 partidos. Só o deputado federal TIRIRICA do Partido Republicano/PR, com seus 1,3 milhão de votos colocou no cofre do PR, 4,2 milhões de reais este ano[1].

Na escola: De 100 bilhões de reais destinados ao ensino público, 40 bilhões podem ter sumido em ralos diversos[2].

A construtora “Delta é acusada no desvio de 300 milhões de reais de obras públicas[3].

E o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome identificou 2.168 beneficiários que continuaram recebendo o dinheiro do programa [Bolsa Família] apesar de terem sido eleitos para prefeituras e câmaras municipais Bolsa Família[4].

A má gestão dos recursos públicos chega a 440 bilhões de reais por ano, segundo a revista Veja, 2013. A sonegação chega a cerca de R$ 415 bilhões todos os anos[5].

A arrecadação dos impostos já ultrapassa a um trilhão de reais, este ano.

E a corrupção notoriamente noticiada pela mídia e pelos indivíduos é tão grande na esfera pública e privada, que com certeza ultrapassa centenas de bilhões de reais.

Então, por que tanta apatia dos indivíduos, da sociedade, dos fiscais, dos órgãos responsáveis pela fiscalização dos recursos públicos?

Tem mais: para os filhos das classes A e B, a fase da mesada das crianças começa aos cinco anos[6]. Bem como é importante reforçar para a criança que há ocasiões importantes para ganhar presentes.

Já a mesada das crianças pobres vem do seu trabalho nas esquinas, carvoarias, lixões, e nas atividades agrícolas, vem também da prostituição e do trágico de drogas.

Na classe pobre, “a falta de dinheiro afeta o raciocínio. Pobres tomam decisões ruins e a situação piora ainda mais”. “Estar pobre torna as pessoas menos capazes de fazer as coisas direito e afeta a habilidade de pensar”, segundo pesquisadores da Universidade de Princeton e Harvard[7] - Leia entrevista de Eldar Shafir, www.folha.com/no1341992

E para essa gente 'grande' malvada o discurso do 'berço esplendido' sobre as políticas públicas, em geral é suficiente. Não está interessada em garantir a inviolabilidade do artigo 7 da Constituição Federal - moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social

O “Brasil tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola[8]”. “Cerca de 3,5 milhões de menores continuam sujeitos ao trabalho infantil. Mais de um terço estão no Nordeste – Maceió/AL tem 62 mil menores submetidos a trabalho sem remuneração[9]”.

E tem mais: crianças continuam morrendo porque não lavam as mãos, neste Brasil, enquanto o desperdício de água tratada para cada 100 litros é em Macapá 72, Recife perde 71, Maceió, 65, por exemplo. E segundo o Instituto Trata Brasil, a média de perdas financeiras com a água para os 100 municípios analisados foi de 40,08% - pior que a média do país [38%][10].

O desperdício [má aplicação e gestão, sonegação, corrupção] do dinheiro do contribuinte, do dinheiro suado, da mais-valia, é uma afronta aos indivíduos das classes: C, D e E, principalmente as crianças.

As crianças precisam ser salvas todos os dias da fúria dos capitalistas, dos professores, dos religiosos, dos tios, dos irmãos, dos pais, entre tantos outros aproveitadores da vitalidade das crianças.

Então, todos os dias é dia da criança[11], em especial da criança rurícola entre tantas outras abandonadas por aqueles que deviam protegê-la. Pois, segundo Rawls [2002] “cada pessoa possui uma inviolabilidade fundada na justiça que nem mesmo o bem-estar da sociedade como um todo pode ignorar. Por essa razão, a justiça nega que a perda da liberdade de alguns se justifique por um bem maior partilhado por outros”.

E discutir e promover o desenvolvimento sustentável [justiça social] significa aprender a conhecer, a fazer, a ser, a viver junto [gozar das liberdades fundamentais e exercer a cidadania igual] para acessar e usufruir dos bens primários [autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, direitos, liberdades e oportunidades, renda, riqueza propostos por Rawls (2002)], e a criança em primeiro lugar.


Em tempo: Valha-me DEUS - Salve o ENGENHEIRO AGRÔNOMO e a CRIANÇA?!. [12 de outubro].





[1] Gazeta de Alagoas/11 de outubro de 2013
[2] Revista Época/05 de agosto de 2013
[3] Gazeta de Alagoas/02 de outubro de 2013
[4] Gazeta de Alagoas/12 de outubro de 2013
[5] Correio Braziliense/06 de junho de 2013
[6]Gazeta de Alagoas/12 de outubro de 2013
[7] Folha de S. Paulo/15 de setembro de 2013
[8] www.ecodebate.com.br/2013/03/07/brasil-tem-36-milhoes-de-crianças-e-jovens-fora-de-escola/    


[10] Gazeta de Alagoas/04 de outubro de 2013

[11] Conhecer e praticar o Estatuto da Criança e do Adolescente

12 comentários:

  1. Inspirado e real, parabéns pelo texto. Vera

    ResponderExcluir
  2. Como sempre seu cuidado com as crianças, principalmente a do campo. Válter

    ResponderExcluir
  3. Valeu Marcos, sua análise está sempre atualizada e retrata nossa verdadeira realidade...saudação extensionista. Parabéns pelo dia do Engenheiro Agrônomo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto e por ser agrônomo. Vanessa

    ResponderExcluir
  5. A sonegação, a corrupção e a má gestão dos recursos públicos é grande. Por que será que a sociedade dono desses recursos se omite desse debate? Lúcia

    ResponderExcluir
  6. Valeu pelo excelente texto. Toninho

    ResponderExcluir
  7. Como sempre lúcido. Manoel

    ResponderExcluir
  8. Bem dito, vamos ficar atento a essa gente grande malvada com as crianças. Gustavo

    ResponderExcluir
  9. Valeu pelo texto provocativo. rildo

    ResponderExcluir
  10. Discutir desenvolvimento passa pelas garantias de bem-estar às crianças, é acertado. Mauricio

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pelo artigo vibrante. Olavo

    ResponderExcluir