domingo, 12 de maio de 2013

É habitualmente MENOS livre


Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

Por isso, é oportuno entendermos a degradação social vivida por seu Mané, dona Maria, sua família e tantos outros agricultores e extrativistas familiares, povos e comunidades tradicionais. E eles refletirem sobre como saírem dessa degradação; e entenderem sua relevância como produtores e consumidores de alimentos, fibras, [bio]energia, postos de trabalhos, rendas e tributos; enfim, e como cidadãos iguais e livres protagonizarem seu acesso e usufruto aos bens primários, objetivando seu bem-estar e da sociedade. 

Ressalte-se essa penúria: em Alagoas, mais da metade da população vive em pobreza [ganha até 1/2 salário mínimo], nessa condição, o agricultor-contribuinte, seu Chico. Está posta sua condição econômica. E, a sua condição social também é indesejável, pois os serviços sociais de saúde, segurança pública e educação [alto número de analfabetos] de tão frágeis acentuam a ineficácia dos governos municipal, estadual e federal em atendê-lo, em suas necessidades e demandas; seu lar precário reflete o abandono ao setor habitacional rural [déficit de 40 mil lares em Alagoas] pelos governos, sem financiamento nas mesmas condições do citadino [Exceção o Programa Nacional de Habitação Rural]; gera empregos informais e precários, e rendas baixas e instáveis, ainda usa a mão obra infanto-juvenil. O setor agrícola é o que mais usa essa mão de obra – uma afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente/ECA; e pelo baixo valor de suas aposentadorias e de suas bolsas-família, a família rurícola [avós, pais, filhos e netos] também recorre ao crédito da usura, oficial ou não para sobreviver. E termina por transferir continuadamente por anos o suor do trabalho da família à conta-corrente dos setores: industrial, comercial, financeiro e estatal.

Aliás, seu João e família, em sua propriedade degradam a paisagem, os biomas [água, terra e ar], e a degradação crescente desses potenciais é o resultado também da intensificação e mau manejo de práticas agrícolas – com perda de fertilidade, aumento de erosões e salinizações dos solos; pela contaminação dos solos e mananciais hídricos por adubos, agrotóxicos, lixos; e pela perda da biodiversidade, inclusive a genética –, e pela intensificação do consumo de produtos e serviços aplaca a fome do estômago de muitos e de uns poucos pela luxúria. O desrespeito às normas ambientais ajuda-os participar do mercado produtor e consumidor como à sobrevivência de muitos, inclusive em aterros sanitários. Ora um despautério, à ineficácia do Estado: da fiscalização do IBAMA e IMA às políticas de inclusão social e digital; da sonegação e da renúncia fiscal à ineficácia da pesquisa, da ATER, do crédito e da capacitação de agricultores, familiares e técnicos.
     
Contudo, o governo Estadual tem programa bem intencionado: Alagoas, Desenvolvimento com Bem-Estar Social, e seu Eixo Indústria e Agronegócio, anuncia as diretrizes: desenvolvimento integrado do agronegócio; garantia da assistência técnica e extensão rural e urbana com qualidade; promoção da agricultura familiar sustentável – por exemplo: Para isso o rio deve deixar de ser propaganda [Canal do Sertão, será preciso mais quantos anos para que a produtividade de todos os fatores promova renda líquida positiva para os agricultores e extrativistas familiares, dos povos e comunidades tradicionais, principalmente, dos 42 municípios] –; e, apoio ao processo de reforma agrária, mas o interesse em promovê-lo é pífio.

Nem o programa, nem o discurso encantou alguém, o que frustra dona Tercília e família, ávidos para melhorarem suas posições na distribuição da renda – 43% dos trabalhadores não têm renda, segundo o IPEA (Gazeta de Alagoas, 2010) – apesar da riqueza confirmada pelo avanço do PIB  – "Alagoas: PIB 2012 supera média nacional - Valor supera em cinco vezes e índices apontam crescimento maior que três estados do Nordeste" (Tribuna Independente, 13/abr/2013). Mas, Alagoas continua com os piores indicadores sociais e econômicos do País.   




[1] Engenheiro Agrônomo, mestre em Desenvolvimento Sustentável, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural, extensionista da EMATER/AL e professor da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL.
  Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com

8 comentários:

  1. Um recado certeiro para essa sociedade apática. Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Você é um ótimo animador. Toninho

    ResponderExcluir
  3. O nosso confrade da ABER e escritor, MARCOS DANTAS, sempre oportuno e preciso nos seus textos, faz um trabalho a bem da reflexão e do pensamento. Permita-me, mas, estou repassando para outros contatos.
    Parabéns, um abraço,
    Verneck

    ResponderExcluir
  4. Muito boa a observação do Verneck. Eu também repasso seus textos. Vanessa

    ResponderExcluir
  5. Como a escola de qualidade faz falta. gustavo

    ResponderExcluir
  6. alagoas camiha no caminho serto! caminho serto de ode da degradação? A mídia infeita muito quero ver provar:

    ResponderExcluir
  7. Para diminuir a pobreza, a escola tem função vital. Rubens

    ResponderExcluir
  8. Alagoas precisa avançar muito nos indicadores sociais. Fernando

    ResponderExcluir