domingo, 31 de março de 2019

A enxada e o celular, que desencontro

   Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

 O sucesso das pessoas e de qualquer negócio sustentável, inclusive do negócio agrícola - preservação e uso dos recursos da natureza, da posse, da produção, dos lucros, da liberdade e da vida na bacia hidrográfica - que impulsionado pelo uso da inovação disruptiva [interação do computador-internet-dispositivos móveis de banda larga] facilita e barateia o planejamento de curto a longo prazo e a gestão [o quê, quem, como, quando, quanto, onde, por que]; diminui as incertezas quanto a visão de futuro, a ideia do negócio, a proposta de valor e o propósito de vida do empreendedor, do investidor, do empregado e do consumidor; principalmente, importam-se com o debate acerca da ética, do governo ineficiente, e da apatia da sociedade em avaliar e corrigir os benefícios e malefícios da tecnologia, da lei Moore, da globalização, da mudança climática, da demografia e da migração, do capital, do trabalho, da intervenção do Estado e dos grupos de pressão; da troca desigual econômica e ecológica, da vantagem comparativa e ou competitiva, e do custo de oportunidade; de cenários, tendências, opções estratégicas e conexões para maximizar o desempenho da cadeia produtiva pela suficiência de ciência, pesquisa agrícola e ATER incrementa a produtividade de todos os fatores [preço competitivo por serviço e unidade produzida]; e de todo modo, a qualidade de bens e serviços protegida por um seguro, e as vantagens em ofertá-los rastreados, certificados e fiscalizados ao alcance de todos por longo tempo; pelo êxito das ferramentas de cooperação e associativismo com atuação em redes [associação, sindicato e cooperativa]; enfim, pela confiança, o acesso e o uso da internet das coisas pelas pessoas, empresas e governos impele à prosperidade e o bem-estar. 

  Porque agora é possível intervir, pois não há nenhuma razoabilidade no excesso de bens de uns poucos e na carência de bens de muitos, já observava o filósofo Aristóteles. Indagamo-nos: Quem somos? O que fazemos agora? O que vamos fazer amanhã?  
  Acrescente-se, a tais questões, o sistema tributário altamente regressivo; o alto grau de informalidade [de ilegalidade] da economia; a baixa coesão na normatização internacional e nacional das relações entre estados, empresas e indivíduos [pela insegurança jurídica]; a alta concentração de poder político e econômico, patrimônio e renda de uns pouquíssimos, enquanto muitíssimos vivem com pouquíssima posse e renda - sobrevivem em estado de pobreza. E aqueles afetados diretamente por uma Reforma Agrária pífia, que, por não levar em consideração o módulo rural [a propriedade familiar] - ler Estatuto da Terra - e a composição familiar como critérios de acesso a terra; o alto número de analfabetos entre os beneficiários da Lei 11.326/2006 [agricultores e extrativistas familiares, povos e comunidades tradicionais]; o elevado nível de descapitalização [pouca posse e nenhuma poupança] desses beneficiários; a visão de curto prazo dos planejadores, tanto estatais como da iniciativa privada; e, sobretudo, o caráter político-ideológico da Lei 11.326/2006, que contamina o entendimento sobre a agricultura familiar como atividade econômica. 
 Decerto que, a baixa conectividade das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) ainda que barata, fácil de usar, rápida e onipresente para uso de governos, empresas e pessoas, principalmente; evidenciando que há uma repercussão negativa pelas suas baixas capacidades de planejamento e gestão quando da aplicação da inovação: computador-internet-dispositivos móveis de banda larga; por exemplo, os agricultores e extrativistas familiares, os povos e comunidades tradicionais, e principalmente os jovens rurais, que descapitalizados e de maioria analfabeta, e utilizando seu esforço físico para aplicar uma tecnologia de baixa produtividade pouco eficiente e cara em mão de obra como a enxada, terão dificuldades para oportunizar o artigo 186 da Constituição Federal – a função social da propriedade - e a sucessão familiar; doutro modo, oportunizarão se utilizarem o esforço mental para aplicar uma tecnologia de alta produtividade, elevada eficiência e de baixo custo como a interação: computador-internet-dispositivos móveis de banda larga; e assim terão conhecimento e compreensão para pensarem e agirem sobre seu planejamento, gestão e proposta de valor com liberdade de decidir - esse é o ponto de inflexão entre essas tecnologias. 

Então, problematizar a agricultura, principalmente a agricultura familiar, quando do cultivo agrícola e da recuperação da estrutura e funções ecossistêmicas sobre a produtividade de todos os fatores, a eficiência do planejamento e gestão, e a qualidade dos bens, serviços e o bem-estar, é necessária sob a ótica do trade-off: esforço físico e esforço mental quando do uso da enxada para libertá-lo da espoliação.
             Essa nova era das máquinas potencializa e amplifica a individualidade, a liberdade, a posse, a vigilância e a confiança pela atuação das pessoas, dos agricultores familiares, e de suas organizações conectados para enfrentarem as incertezas e os intervencionismos de quaisquer naturezas, principalmente do Estado, de maneira que, a economia política possa reinar, ao "prover uma receita farta [...] para as pessoas, ou, mais propriamente, capacitá-las [...]; segundo, suprir o estado [...] com receitas suficientes para seus serviços públicos", afirmava Adam Smith. A voz da rua ainda não enxerga a economia política como essa possibilidade; e, assim aniquile a intervenção do Estado, por exemplo: a distribuição de cargos, a tal ética de compadrio que faz o governador - ://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/03/renan-filho-distribui-cargos-entre-parentes-de-membros-da-justica-promotoria-e-tce.shtml. E de igual modo, nos leve ao Desenvolvimento Sustentável – um processo, conflitos e alianças, que compartilhado em redes multidimensionais pelos indivíduos em pleno estado de Direito, preservam e utilizam os fatores de produção e os tributos, a capacidade organizacional, a ideia de negócio,  transforma-os em bens e serviços: do autoconsumo ao mercado para suprir suas necessidades e desejos, a expectativa de vida, pelo usufruto inalienável dos bens primários: individualidade, liberdade, propriedade, confiança e felicidade - o estado da Arte.


[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável [engenheiro agrônomo], professor da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER, diretor do Sindagro, articulista da Tribuna Independente, Maceió/AL –  Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com 





40 comentários:

  1. Bom dia. Excelente. Artur

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela coragem em ampliar a denuncia daqueles que teimam em se apoderar do estado.

    ResponderExcluir
  3. Confirmo as palavras do Simon. Rubem

    ResponderExcluir
  4. Taí um assunto sempre fora de pauta: a função social da propriedade, porém, é elementar para qualquer debate sobre políticas públicas de bem-estar do agricultor e família. Vera.

    ResponderExcluir
  5. Como precisamos aprender sobre as TICs para o bem geral. Geraldo

    ResponderExcluir
  6. E você lembro bem, a internet é o caminho para a erradicação dessa ética. Paulo

    ResponderExcluir
  7. Aplausos pelo ótimo texto. Jane

    ResponderExcluir
  8. Falta-nos exercer nossa cidadania. Claúdia

    ResponderExcluir
  9. Um título sugestivo e um texto bastante reflexivo. Mário

    ResponderExcluir
  10. Como precisamos exercitar à liberdade. Magno

    ResponderExcluir
  11. Mais um texto excelente. Abraço professor.

    ResponderExcluir
  12. O uso da tecnologia é algo muito presente nos dias atuais, isso pode ser reflexo do desenvolvimento de tecnologia que é frenético e sem pausa, quando se leva essa tecnologia para o meio rural a tendência é que aconteça o melhoramento na produção para as famílias agricultoras, mas, para que isso aconteça é de se esperar que tais famílias tenha a oportunidade de obter tal tecnologia, e isso pode acontecer com alguma ação para facilitar a obtenção dessas tecnologias pelas mesmas, com isso elas poderiam ter um maior conhecimento na produção e formar uma melhor estrategia já que terão acesso as tendências do mercado que se incluem.

    TIAGO DE ALMEIDA LEITE

    ResponderExcluir
  13. Ganhando cada vez mais espaço não só no meio rural, como também no meio organizacional, a inovação tecnológica traz cada vez mais inúmeros benefícios para aplicação em qualquer atividade a ser desenvolvida. Acredito e enfatizo que o uso adequado da quantidade de informações dispostas com tamanha relevância no meio tecnológico pode ajudar, assim como já ajuda, o desenvolvimento sustentável das famílias agrícolas, das comunidades rurais e da cadeia produtiva como um todo.
    Antemão, também enfatizo a necessidade de estar apto a utilizar as informações de forma supra eficiente. Desde a base educacional até o topo da trajetória intelectual do indivíduo, tendo a devida assistência e constante manutenção no processo informativo, transformando os dados virtuais em qualidade de produto, qualidade de vida, bem estar familiar e renda.
    Por fim, deixo exposta minha indagação acerca das políticas públicas, que por muitas vezes, quiçá todas as vezes, não passa de uma mera politicagem voltada para interesses particulares. - Quando vamos dar apoio e acesso à informação, tecnologia, assistência especializada à cadeia produtiva familiar, que tem severas dificuldades nesses aspectos?

    - Josicleiton Feitosa

    ResponderExcluir
  14. Diante da crescente oferta de informação por meio das TICs, observar-se a necessidade de acesso dos produtores rurais às tecnologias mais avançadas que podem contribuir para o aprimoramento do processo de produção. Mas existe ainda uma barreira que impede esse acesso, a aptidão técnica para o domínio dessas tecnologias.
    José Carlos dos Santos Silva

    ResponderExcluir
  15. O uso de tecnologias da informação, atualmente, pode ser uma grande aliada na produção rural, pois, pode ser inserida no meio por diversas formas, principalmente como ferramenta de planejamento, buscando novas formas de tecnologias para barateamento da produção, deixando, em parte, a enxada do lado e lançar mão de possibilidades que já estão nas mãos dos agricultores em todo o país. Em grande parte dos casos, os agricultores não usam estas ferramentas por serem “analfabetos” e com isso, perdem algumas possibilidades de ascensão no meio em que vivem.

    ESTER LARISSE OLIVEIRA COSTA

    ResponderExcluir
  16. A tecnologia pode ser uma grande aliada ao mundo rural, se for aproveitada da melhor forma possível, tendo em vista seu potencial. Esses mecanismos deveriam ser mais usados no campo para o aumento da produtividade e contribuir no processo de produção.

    DAYVID LIMA BISPO

    ResponderExcluir
  17. A tecnologia auxilia em diversas áreas, uma dessas seria na área agrícola, onde são criadas ferramentas, para a melhoria dos resultados nos negócios rurais. Com a tecnologia o planejamento se torna mais objetivo e prático, como também ocorre o barateamento da produção e se for utilizada de forma correta a mesma contribui na parte lucrativa do negócio. No meio rural ainda é complexo o uso da tecnologia, pois grande parte dos produtores são analfabetos, mesmo assim aos poucos o meio tecnológico está conseguindo alcançar os produtores como meio de utilização para o aumento de recursos e potencialização dos negócios.

    FLÁVIA EMILY DE MELO BARBOSA

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo tema a ser abordado.
    O mundo passa por um momento onde as transformações se dão em velocidade muito alta. A tecnologia é a grande aliada do homem, principalmente na produção agrícola. No entanto, para que a tecnologia possa ser utilizada de forma adequada em benefício do homem, cada vez mais se faz necessário o conhecimento.

    LUCAS SOARES PEREIRA

    ResponderExcluir
  19. A tecnologia que temos atualmente e que nos auxilia no cotidiano, seria também uma ótima aliada do produtor e trabalhador rural, pois com planejamento e uso correto dessa tecnologia, o trabalho árduo do trabalhador do campo seria executado com mais facilidade, sendo mais produtivo. Infelizmente essa tecnologias encontram dificuldades para se alojar no meio rural devido a falta de conhecimento e oportunidade dos que fazem parte desse meio.

    FRANCYELLE DE MESSIAS FERREIRA

    ResponderExcluir
  20. Aqui temos a oportunidade de refletir sobre o uso exacerbado da tecnologia, em meio a individualidade e posse de cada indivíduo. A proposta das TICs são de melhoria nas práticas e resultados, porém, devemos nos atentar que ela contribue de forma mais positiva quando há o conhecimento da forma tradicional da atividade. A nova geração conta com um excelente instrumento nos apps e máquinas, embora, aqueles que lidam no desenvolvimento do campo carecem de posse do saber e exercício da aplicação das diretrizes.

    Quitéria Nice Lima da Paz

    ResponderExcluir
  21. É inegável a crescente oferta de informação e a evolução tecnológica dentro e fora do campo, podendo ser, ao meu ver, uma excelente aliada na produção agrícola. Entretanto, implementá-la nesse setor não é uma tarefa fácil, tendo em vista a precária realidade do trabalho rural e a falta de informação. Sendo necessário assim resolver primeiro um problema estrutural, para depois poder possibilitar a ascensão do trabalhador rural por intermédio do uso da tecnologia.

    JONAS MIGUEL NETO DOS SANTOS

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. A tecnologia pode ser analisada por duas vertentes, é fato que para racionalizar e economizar tempo e dinheiro é mais viável que o uso da tecnologia seja feito. Por mais que a enxada um instrumento agricula tão antigo e com um preço baixo, exige ainda assim o trabalho do homem, este que detem seu esforço para que os resultados aconteçam. Mas com o avanço da tecnologia o homem foi sendo deixado de lado e substituído por máquinas, que de um lado produzem muito mais que o trabalho feito pelo homem, e o investimento mesmo que altíssimo, na visão do nível hierárquico do alto escalão compensa. Com isso, a tecnologia trouxe para muitas famílias que viviam da agricultura, uma triste realidade, o desemprego. E assim surge uma nova adaptação do homem em busca de sua sobrevivência. A tecnologia terá realidades diferentes e beneficios diferentes. Para muitos um crescimento, inovação e para outros uma nova batalha para acompanhar o mundo tão tecnológico.

    THALITA GABRIELA EVANGELISTA SANTOS

    ResponderExcluir
  24. A tecnologia na atualidade é uma grande aliada no acesso à informação de qualidade nos mais diversos níveis das mais diversas áreas. O uso correto da tecnologia enquanto ferramenta seria de grande amparo para o agricultor e o trabalhador rural, auxiliando no planejamento, na produção e nas demais operações. Fica claro que a maioria massiva desses trabalhadores rurais não estão aptos a fazerem uso das tecnologias em função de seu despreparo, porém também fica nítida a ausência de politicas públicas e apoio por partes dos governantes para que que ocorra alguma mudança nesse cenário.

    JEFFERSON VICTOR FERREIRA SILVA

    ResponderExcluir
  25. Vivemos em um mundo globalizado onde as tecnologias cada dia que passa se inovam e surgem novas para todos os setores, inclusive no setor agrícola. As tecnologias tem uma grande importância e pode ser uma grande aliada aos produtores rurais uma vez que visam sempre facilitar a vida humana, o uso dessas tecnologias promete otimizar os processos dentro das fazendas, aumentar o controle, profissionalizar a mão de obra e o resultado promete ser no bolso do produtor, que ganhará com o aumento da produtividade. Porém, para implementá-las no meio rural pode haver empecilhos pelo fato de grande parte da população não ter acesso a tecnologias e não saberem lidar.
    Anne Caroline Silva Bomfim

    ResponderExcluir
  26. Mais uma vez os avanços tecnológicos surgem. E com eles a incerteza de até onde avançar com tanta rapidez é bom. No entanto é indiscutível que a relação entre o meio rural e o avanço da tecnologia tem refletido na facilidade para o trabalho no campo, na eficácia com que o processo de produção. Seria de grande serventia ver até mesmo pequenos produtores sobe posse de maquinas mais avançadas. Lembrando que tudo em excesso faz mal, por isso, é necessário entender e controlar a tecnologia para que o homem não se torne refém dela, invertendo assim a ordem de como as coisas deveriam acontecer.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ao longo do tempo a inovação se tornou algo cada vez mais necessário para humanidade, conseguimos perceber o quanto evoluímos a ponto de principal instrumento do trabalho utilizado no meio rural por muito tempo ser a enchada, e hoje ela se tornou um mero coadjuvante, pois as máquinas tomou conta desta, bem como o celular e o computador como aparelho de monitoração que traz eficiência e eficácia para todos.
    Bruno Henrique Alves da Silva - 3º período Filosofia e ética

    ResponderExcluir
  29. A tecnologia pode ser uma ferramenta de grande importância para o produtor rural. Uma vez que usada da forma correta, ela irá transformar a vida do ruralista no campo, pois com ela ele não precisará do mesmo esforço que se era necessário. Tal ferramenta não é benéfica somente para o produtor, mas para o cuidado do campo também. Já que, o controle de pragas, adubos, clima, qualidade da terra, serão cada vez mais assertivos, portanto havendo maior produtividade. Porém, nem tudo é perfeito quanto parece, o que poderia ser a melhor ferramenta possível, pode se transformar em um caos total. Usar a tecnologia de forma inconsciente pode trazer diversos problemas, como: superfaturamento; transformações na demografia; excesso de fertilizantes ou agrotóxicos e entre outros.
    Conclui-se que a tecnologia pode sim se tornar a "melhor amiga" do produtor rural quando se usado de forma consciente. Porém, é necessário um grande cuidado com tal ferramenta.

    JOÃO MARCELO NUNES DOS SANTOS - 3 PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO

    ResponderExcluir


  30. Foi-se o tempo em que o homem do campo era associado àquele tipo chucro, avesso às novidades. Hoje em dia, para garantir produtividade e qualidade em seus serviços, é preciso estar sempre antenado às novidades e usá-las adequadamente. Em um momento em que a tecnologia mobile atinge um número cada vez maior de pessoas, é inegável reconhecer seu potencial também no mundo agrícola. Com aplicativos de última geração, desenvolvidos por especialistas tanto no plano do desenvolvimento quanto na área agrícola, estamos vivendo um momento de transformação na forma como atuamos com a produção.

    Assim, é preciso pensar nas possibilidades cada vez mais práticas de se trabalhar com agricultura, considerando a tecnologia no campo como uma aliada. Confira as opções de aplicativos presentes nos smartphones. Exemplos como apps destinados à automação mobile no processo de coleta de leite podem ser úteis desde a captação até o transporte, gerando maior qualidade para produtos e economia. Certamente, seu negócio alcançará resultados mais satisfatórios com a ajuda desses recursos.
    Ana Carolina Araujo Magalhães/Terceiro período de Administração



    ResponderExcluir
  31. É nítido que o avanço tecnológico tem impulsionado um melhor desenvolvimento e progresso de técnicas usadas na produção agrícola, de forma mais fácil e com baixo custo, diminuindo a insegurança em relação a “visão de futuro, a ideia do negócio, a proposta de valor e o propósito de vida do empreendedor, do investidor, do empregado e do consumidor”, como mencionado no texto. Todavia, a enxada ainda é um meio muito utilizado pelas “comunidades tradicionais”, demonstrando que há ainda uma dificuldade de acesso e implementação das novas ferramentas tecnológicas, seja pela falta de conhecimento ou de capital.

    Leticia M. Oliveira - 3º Período ADM

    ResponderExcluir

  32. A produção familiar é uma importante fornecedora de alimentos ao mercado interno brasileiro, mesmo com toda essa significância, o setor agrícola apresenta um sistema de gestão deficiente. A base da produção ocorre através da agricultura familiar, a qual deve ser desvinculada à ideia de ser somente uma agricultura de subsistência, voltada única e exclusivamente para o consumo da família. Destarte, é imprescindível quebrar as barreiras que impactam a transformação de um agricultor familiar em um futuro empreendedor rural. Em pequenas produções faltam gestores agropecuários habilitados, o que restringe a produção e lucratividade das propriedades familiares.
    Os praticantes da agricultura familiar brasileira não tem devido acesso à tecnologia, a maioria deles utilizam unicamente o trabalho braçal e não aderiram às novas técnicas de gestão e planejamento na forma de administrá-las. Em consequência, possuem dentre os diversos desafios, a identificação de estratégias numa produção sustentável para agregar valor aos produtos, ampliar/permanecer no mercado e perceber tendências de consumo. Assim, torna-se ponderosa a participação de políticas públicas eficientes que ofereçam suporte através de subsídios para que seja possível alcançar o grau de informação e conhecimento necessários, com o oferecimento de cursos e assessoria técnica, dando base para buscar inovações tecnológicas viáveis e acessíveis, capazes de diminuir custos, aumentar lucros e principalmente minorar o esforço mental e físico.
    O processo de modernização através do uso de TICs, oferece ao agricultor o conhecimento da importância do seu papel no cenário nacional e o aprimoramento de suas técnicas de produção e de gestão. Simbioticamente, tem acesso à informação em qualidade e quantidade dos fatores produtivos disponíveis, dos níveis de produções atuais e potenciais, das novas tecnologias, das estratégias comerciais, etc. Portanto, é extremamente importante fazer uso de tecnologias provadas e selecionar quais serão as práticas tecnológicas, optando para as que sejam mais flexíveis e respondam as necessidades, ocasionando melhorias na produção, aumento da renda e melhor bem-estar ao agricultor familiar.

    Evandro Santos e Silva

    ResponderExcluir
  33. É indiscutível que nos dias atuais a tecnologia está presente em quase todo cenário social, e todo produto que hoje é comercializado e disponibilizado ao consumidor está associado a uma linha tecnológica por trás de sua produção. A cada dia são intencificadas as buscas por inovaçao, isso se mostra bem claro para agricultura, porque toda grande mudança é de grande impacto e bem visivel na sociedade. E a medida em que o avanço tecnológico vai sendo impulsionado, consequentemente vamos tendo progressos e melhorias voltadas ao campo e o meio rural. Então sim é importante termos o trabalho braçal como fundamento da agricultura, mas que também exista o desenvolvimento tecnologico para aperfeiçoar esse trabalho.

    ResponderExcluir
  34. Apesar de hoje parece que a tecnologia está acessível a todos, a mesma ainda não chega com muita facilidade no meio rural, a começar que ainda em muitas lugares do Brasil não se tem cobertura telefônica móvel, e nem empresas para oferecer serviços de internet, parece quem.nao,mas em.muitos locais ainda é a realidade que se vive.
    Outro fator que deixa a agricultura familiar muita das vezes em desvantagem com as demais, é a questão na dificuldade de conseguir meios de otimizar a produção, apesar do governo oferecer alguns programas, é verbas, ainda não é o suficiente para garantir que todos recebam e tenham acesso aos mesmo de maneira igual.
    Daryane Ferreira Soares Albuquerque

    ResponderExcluir
  35. O futuro enfim é chegado! A tecnologia empoderou-se da sociedade, ao mesmo tempo em que a empodera. Como salienta brilhantemente Darwin, o que seria mais eficaz para promover mudança senão a necessidade? Em outras palavras, sobrevive o que melhor se adaptar às circunstâncias. Comprovamos isso diariamente nas relações sociais, profissionais e culturais. Todavia, tenhamos em mente nosso país (eternamente rural), que carrega consigo raízes inextinguíveis pelo cabo da enxada, que foi constituído pela mãos agricultoras e regado pelo suor miscigenado do incapaz eficiente. Essa terra ainda respira, e para ela não há sobrevivência, ainda que renasça a cada novo dia. Aos donos da razão, cabe reverenciar seus ancestrais e "valorizar" suas culturas antepassadas, se omitindo aos seus presentes, que penam perpetuamente pagando pelo preço infindável de uma conta que nem sabem de onde veio.

    ResponderExcluir
  36. Inegavelmente percebe-se que é necessário ao homem do campo reinventar-se em seus métodos e aliar-se com a evolução da tecnologia. Ora, aquele que não seguir por esse caminha sucumbirá perante o darwinismo social. A Evolução das Eras é uma constante implacável e aquele que não está preparado para adaptar-se a essas mudanças... morre.
    Aderir as novas tecnologias e novos métodos é uma maneira de não ficar atrás na corrida, mas estar sempre nivelado ou avançando para vencer seus concorrentes; é ter vantagem competitiva e ter melhores maneiras de produzir com mais eficiência e eficácia. Assim, otimizando o seu lucro e sua sobrevivência no mercado. Reinventar-se é preciso. A única constante que se tem na vida... é a mudança. Quem não entra nesse jogo, fica para trás e é engolido pelos que tiveram coragem e flexibilidade para adaptar-se e inovar.

    Olívio Augusto da Silva Neto
    3º Período de Administração

    ResponderExcluir
  37. "Eu não sei nem o que é uma enxada. Minha geração vive outra época no campo. Antigamente, a vida era sofrida na roça. Agora, trabalhamos como se estivéssemos em um escritório moderno da cidade" Destaque do site https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=359631&noticia=nem-sei-o-que-e-enxada-diz-jovem-produtor-rural-adepto-da-tecnologia que narra uma realidade, porém, tão distante da grande massa que nem mesmo assistência técnica rural dispõe... subsistindo a própria sorte frente a mundo que surge a sua frente com infinitas possibilidades de otimização de sua mão de obra e resultados expressivos com o adequado uso das tecnologias aplicadas ao agronegócio. Até quando irão negligenciar, dar as costas a quem tanto contribuiu e continua de sol a sol com a enxada na mão.

    Flávio Viveiros
    8º Período.

    ResponderExcluir
  38. É fato que a tecnologia vem tomando conta de todas as áreas de nossas vidas. Apesar de parecer que a tecnologia está acessivel à todos, na prática não é bem assim que acontece,em algumas regiões ainda é preciso fazer algumas melhorias , especialmente em lugares que vivem pequenos agricultores, tornando a vida deles mais fácil, mais conectada ao mundo.
    Flaviane da Silva Mendonça

    ResponderExcluir
  39. Sempre bom abordar assunto como esse, destacando a importância e o crescimento da tecnologia para pessoas que viam a tecnologia como um avanço desnecessário. Hoje é de extrema importância em quase todos os meios de trabalhos, para todas as pessoas, profissão, mesmo a mais humana possível. Aceitar é quebrar esse tabu é abrir espaço para novos meios e crescimento pessoal e profissional.

    KELLYSSON FISMAYCK SILVA MARQUES

    ResponderExcluir