quinta-feira, 13 de agosto de 2015

E no oitavo dia ...

            Marcos Antonio Dantas de Oliveira

  ... Da criação do mundo, a mulher e o homem escolheram o mundo do trabalho – “comerás o pão com o suor do seu rosto” –, estava posto o primeiro trade-off: o mundo do não trabalho versus o mundo do trabalho. Milenarmente, o homem deixa de ser um coletor dos produtos da natureza para ser agricultor, e a mulher domestica as plantas. 

E Deus fez o agricultor. Assista: http://www.youtube.com/watch?v=1q0WQ2pFxnE. Esse marketing reforça a dura labuta do agricultor e o prêmio desejado, mas, só se tiver muito dinheiro para comprá-lo. No Brasil, o agricultor familiar brasileiro continua vivendo o oitavo dia da criação do mundo – o mundo da penitência.

  E como beneficiários da Lei 11.326, entre eles: os jovens rurais, em geral, têm dificuldades para preservar e utilizar os recursos naturais; não têm capitais para financiar: o custo de produção real, nem à adoção de inovações; têm baixa produtividade por hectare e por estabelecimento; nem preservam, nem usam o seu patrimônio imaterial, a exemplo do folclore e da alimentação típica; pouquíssimos usam a certificação de indicação geográfica; e mais: moradores, principalmente os jovens, em êxodo, e não atraem turistas, esses fatos repercutem negativamente em sua renda líquida; assim, esgota-lhes a capacidade para empreender e expressar os benefícios da multifuncionalidade de sua lógica familiar [terra, trabalho e família] à sociedade contribuinte e consumidora. Seu negócio, a agricultura, por ser insustentável ecológica, social e patrimonialmente degrada a biocapacidade da natureza, infla a pegada ecológica e repercute de modo negativo no montante de terra e água, e de mão de obra que poderia prover-lhes bens e serviços sustentáveis. 

  Na zona rural, seus moradores, e entre eles, os agricultores familiares, em maioria, estão descapitalizados, subnutridos, analfabetos, desempregados e ou subempregados, e com rendas baixas e informais,  não conseguem uma renda produtiva e ou não produtiva no valor de R$ 3.325,37 [em julho de 2015, segundo o Dieese, em resposta ao Art 7º da Constituição Federal]; e assim garantir a reprodução de sua lógica familiar com BEM-ESTAR – Aliás, 56% dos habitantes de zonas rurais não têm acesso à saúde básica  http://www.brasildefato.com.br/node/31967

  Muitos desses agricultores familiares são aposentados que ainda precisam de uma renda agrícola e ou extrativista para sobreviver; e ao permanecerem na atividade, dificultam à sucessão familiar e rural. Ah, e ainda pagam muito imposto indireto http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/08/brasileiros-com-renda-menor-pagam-53-dos-impostos-no-pais-diz-ibpt.html

  Então, ao agricultor familiar resta-lhe a exuberância de sua penitência [pelo uso intensivo da mão de obra familiar não remunerada, inclusive de crianças] e da mídia governamental a respeito de sua relevância à mesa farta de uns poucos e de um dos seus sonhos, longínquo e para pouquíssimo – a terra, via módulo rural, por exemplo.

  Ainda assim, entre tantas políticas públicas distributivas, redistributivas e reguladoras de baixa eficácia, o governo federal precisa garantir que o Sistema Harmonizado de mercadorias da Organização Mundial do Comércio/OMC – o Acordo sobre Agricultura [baseado nos critérios: apoio interno, acesso a mercados, subsídios à exportação] – não excluam esses agricultores familiares [os beneficiários da Lei 11.326] com as ofertas inelásticas de seus produtos e serviços ao mercado interno e externo  – um mercado desafiador.

  E enfrentar outros agravantes: o mundo do consumo que exige sua presença, principalmente transferindo sua mais-valia, sua pouca renda para os industriais, comerciantes, financistas e para o Estado; e a baixa escolaridade, essa prejudica sua participação política na elaboração, fiscalização e correção das políticas públicas que elevem seu BEM-ESTAR pelo usufruto de bens primários – autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, oportunidades, renda, riqueza, liberdades, direitos [propostos por Rawls], é uma quimera.

  Portanto, implementar a função social da propriedade [Art. 186 da Constituição Federal] aprimorando a gestão para ganhar eficiência ao planejar e executar as metas e objetivos de sua unidade social e produtiva.   Pois, via de regra, a ineficiência do serviço de saúde pública e de educação; o baixo ativismo dos associados para promover a democracia direta na cooperativa, sindicato e associação; e a dificuldade de acesso ao mercado interno [principalmente o de compra governamental] e mercado externo [e nichos de mercado] de seus serviços e de seus produtos in natura, artesanais e industrializados os coloca à margem das dimensões do Desenvolvimento sustentável.


  Então, esses agricultores familiares não precisam de um serviço estatal e não estatal de pesquisa e ATER ineficiente, como ocorre, em geral, nos estados nortistas e nordestinos – e no caso do serviço estatal é agravado pela não realização de concurso público na área agrária, agrícola e social, por exemplo; é vital à presença do serviço estatal, pela capilaridade, pelo quadro de servidores capacitados, pela capacidade de reinventar-se ao longo desses 67 anos de serviços prestados aos agricultores e a sociedade para a promoção do BEM-ESTAR com todos – como cidadãos livres e iguais. 

  Em tempo: Frente Parlamentar Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural realizou o primeiro dos cinco Seminários: “A ATER que queremos e o Brasil precisa”, dia 09/07, em Porto Alegre, na Emater/Ascar, e no dia 10/08, em Goiânia, na Emater/Goiás. Vale ressaltar que em Alagoas, será em novembro. Participe!

26 comentários:

  1. Sempre aguçando nossa racionalidade. Cátia

    ResponderExcluir
  2. Esses links reforçam o texto em seu objetivo, discutir bem-estar. Arnaldo

    ResponderExcluir
  3. Lúcido. Parabéns! Antonio

    ResponderExcluir
  4. Como cidadãos livres e iguais. Você resume bem a nossa precariedade em exercer essa cidadania. Djalma

    ResponderExcluir
  5. A citação de Rawls sobre o que é bem-estar, amadurece o texto. Toninho

    ResponderExcluir
  6. Marcos continue provocando nossa imaginação. Roberto

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Muito bom. Kleber

    ResponderExcluir
  8. Continue nos ajuda a entender a dura vida dos agricultores familiares longe da mídia governamental. Vanessa

    ResponderExcluir
  9. A ineficiência do serviço de Ater estatal e não estatal é lamentável. Rui

    ResponderExcluir
  10. O links sobre a criação do agricultor necessita de uma reflexão mais profunda. Você só abriu a porta para essa reflexão. Valeu. Acácio

    ResponderExcluir
  11. É verdade o governo ver o agricultor familiar como caolho. Luiz

    ResponderExcluir
  12. Como sempre atento a penúria dos agricultores familiares. Sílvio

    ResponderExcluir
  13. É um governo de retórica. Flávio

    ResponderExcluir
  14. Resumindo, é um texto lúcido. Mariana

    ResponderExcluir
  15. Voltando a ler seus textos que continuam cada vez melhores. Chico

    ResponderExcluir
  16. Valeu pela provocação. Nilton

    ResponderExcluir
  17. Com sempre nos levar a refletir sobre a agricultura familiar. Ricardo

    ResponderExcluir
  18. Continue essa sua escrita. Mauricio

    ResponderExcluir
  19. Seu texto nos dá ânimo! Davi

    ResponderExcluir
  20. Suas observações são oportunas, parabéns! Gabi

    ResponderExcluir
  21. Vamos participar do seminário sobre extensão rural em Alagoas, em novembro. Claúdio

    ResponderExcluir
  22. Há muito dinheiro público mau gerido em muitas políticas públicas. É preciso uma avaliação externa para dá a dimensão do sucesso ou insucesso dessas políticas. Seu texto traduz esse sentimento. Toninho

    ResponderExcluir
  23. Concordo que melhoria no bem-estar depende do exercício das liberdades fundamentais. Pedro

    ResponderExcluir
  24. E no oitavo dia, que texto lúcido. Oto

    ResponderExcluir