domingo, 16 de junho de 2013

Verás que um filho teu não foge à luta

Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]

Desde do ano de 1.500, que os moradores desta Pátria amada trocam com prejuízos significativos para sua família, principalmente os índios, os povos e comunidades tradicionais, os camponeses, os agricultores e extrativistas familiares, sua riqueza [bens e trabalho] por quinquilharia; atualmente trocam a riqueza construída por todos, por exemplo, os tributos por serviços ineficazes, entre tantos, os de saúde, segurança pública, transporte público, educação e o de pesquisa agrícola e assistência técnica e extensão rural/ATER.
No caso dos povos e comunidades tradicionais, índios, camponeses, agricultores e extrativistas familiares, além dos ineficazes serviços públicos, a renda precária e instável da grande maioria [renda até um salário mínimo] deixa-os de fora do banquete oferecido pela natureza [ora por quem usa os recursos naturais de modo insustentável] e do banquete dos bens fabricados [com obsolescência programada] e comercializados no mercado internacional e no local [dólar pelo paridade de poder compra prejudica aqueles que têm moeda desvalorizada]; e por quem usa a distribuição dos tributos a seu favor [“Cerca de 415 bilhões são sonegados todos os anos no Brasil”] [2].
Por outro lado, face o imposto regressivo [este penaliza muito mais os que ganham até 2 salários mínimos] essas categorias são que mais pagam tributos. Por isso, suas rendas e as políticas públicas em execução não lhes proporcionam bem-estar, dignidade; enfim o acesso e usufruto dos bens primários – autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, oportunidades, renda, riqueza, liberdades, direitos [segundo Rawls, 2002].
E agora em junho, a presidente Dilma Rousseff enviou ao Congresso Nacional o Projeto de Lei que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural/Anater, que tem como objetivo: Artigo 1º: Promover a execução de políticas de desenvolvimento, especialmente as que contribuam para a elevação da produção, da produtividade e da qualidade dos produtos e serviços rurais e para a melhoria das condições de renda e de desenvolvimento sustentável no meio rural. Segundo o último Censo Agropecuário dos 5.175.489 estabelecimentos só 22% tiveram ATER, e não é atendimento regular – mais de 4 milhões de estabelecimentos não receberam ATER.
Ademais, o envio desse Projeto de Lei para o Congresso Nacional é um ‘avanço’ considerável após o desmantelamento do serviço de ATER pelo governo Collor. Contudo, esse serviço ainda se apresenta como a prova inconteste da troca da riqueza por quinquilharia.
Entretanto, esse Projeto de Lei não garante que o serviço de ATER seja eficaz. Primeiro, porque não tem controle social; observe o art. 4º: O Conselho de Administração será composto pelo Presidente da Anater, pelo Presidente da Embrapa, por cinco representantes do Poder Executivo, e por quatro representantes de entidades privadas, titulares e suplentes, escolhidos na forma estabelecida em regulamento, com mandato de dois anos, permitida a recondução.
Aliás, o controle social e  a transparência da gestão são necessários. Incondicionalmente, as organizações dos povos e comunidades tradicionais, dos agricultores e extrativistas familiares, as prestadoras de serviços, as associações sem fins lucrativos, cooperativas e sindicatos [incluída a FASER[3]] do setor rural/agrícola devem estar presentes com voz e voto neste Conselho. Portanto, é no Conselho da Administração que se dar o debate e a deliberação de como deve atua, para quem, onde, quando e quanto custa promover a finalidade da Anater. Atente para a resolução nº 48 do CONDRAF – No mínimo 50% (cinqüenta por cento) das vagas sejam ocupadas por representantes de organizações ou entidades da sociedade civil.
Segundo, diminuir as hierarquizações, no caso o tamanho da diretoria executiva, ficando apenas com dois diretores-executivos, inciso I, art. 2º [São órgãos de direção da Anater].

Terceiro, retirar pelo ineficiente acúmulo de função, o parágrafo único do art. 7º: O Diretor-Executivo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa que detiver atribuição para atuar na área de transferência de tecnologia integrará a Diretoria Executiva da Anater, com atribuição análoga, vedada a acumulação de remuneração.

E entre outras indagações: A Anater estará vinculada a qual ministério?
Vamos ao Congresso Nacional! Pois, de tais indagações dependem as novas relações [um big data] para aprender a conhecer, do aprender a fazer, do aprender a ser, e do aprender a viver junto dos povos e comunidades tradicionais, dos agricultores e extrativistas familiares; dos profissionais das ciências agrárias e outras categorias nas prestadoras de serviços, nas associações sem fins lucrativos, nas cooperativas e sindicatos de patrões e empregados, e na sociedade em geral para decidir como cidadãos iguais e livres o acesso e usufruto da riqueza pública e privada gerada nesse Brasil, e um não a sua permanência no consumo de quinquilharia, pois, para alguns dos filhos deste solo és mãe gentil. E uma Anater eficaz reduz às desigualdades sociais e regionais.




[1] Engenheiro Agrônomo, mestre em Desenvolvimento Sustentável, membro da Academia Brasileira de Extensão Rural/ABER,  professor da Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL, extensionista da EMATER/AL.
Blog: sabecomquemestafalando.blogspot.com   
[2] Correio Brasiliense – Economia, 06 de junho de 2013.
[3]  Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica e do Setor Público Agrícola do Brasil

22 comentários:

  1. Chega de um Estado ineficaz para atender e garantir bem-estar aos agricultores familiares. Chico

    ResponderExcluir
  2. Li a carta para Dilma, oportuna. E agora me deleito com esse novo artigo. Toninho

    ResponderExcluir
  3. Chega de serviço ineficaz. Manoel

    ResponderExcluir
  4. Até quando os conselhos vão com a cara dos governos? Tonho

    ResponderExcluir
  5. Caro Marcos. Some-se às indagações o retrocesso de centrar os serviços na "transferência de tecnologia" e o fato dos trabalhadores da ATER que foram solenemente ignorados em todo o processo de construção, discursos e, especialmente, na presença no Conselho que vai dirigir a instituição. Por outro lado, o projeto é muito vago em várias coisas e deve sofrer emendas e, talvez, resida aí a nossa oportunidade de incidir sobre a proposta e fazer sair algo melhor disto que representa um avanço, mas precisa ser aperfeiçoado.

    ResponderExcluir
  6. Belo artigo companheiro
    Ab
    Alvaro

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o Álvaro. Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Traz a discussão para uma gestão com controle social. Oto

    ResponderExcluir
  9. Muito reflexivo. Tonho

    ResponderExcluir
  10. Bons Textos e sua entrevista ao pessoal do Sinterp de Mato Grosso, parabéns. Mauricio

    ResponderExcluir
  11. Continue essa sua labuta. Miguel

    ResponderExcluir
  12. Na verdade para a grande da população não és mãe gentil. Gustavo

    ResponderExcluir
  13. Como adquire seu livro: sabe com quem está falando? Marcelo

    ResponderExcluir
  14. Quuando acordarão esses moradores da Pátria Amada? Suzana

    ResponderExcluir
  15. Boa sua entrevista ao Sinterp MT, Hélio

    ResponderExcluir
  16. Concordo com Hélio. E o texto é ótimo. Matheus

    ResponderExcluir
  17. Continue cobrando serviços de qualidade. Manoel

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo ótimo conteúdo do blog. Lúcia

    ResponderExcluir
  19. Os agricultores precisam de um serviço de Ater eficaz. vitor

    ResponderExcluir