sábado, 18 de setembro de 2010

Atentai! Voto é VIDA!

Marcos Antonio Dantas de Oliveira


Então, em Alagoas, aqueles 56,6% que vivem em pobreza absoluta [renda de até ½ salário mínimo, per capita domiciliar] como aqueles 32,3% que vivem em pobreza extrema [ganhos de até ¼ do salário mínimo] estão com o mundo desabando sobre suas cabeças, diariamente; ora pelo descaso com a saúde – filas para nascer e morrer, nas maternidades [“Na contramão do País, Estado teve aumento do índice de óbitos de grávidas e parturientes” (O Jornal, 12/mai/2010)]; ora pelo descaso com a educação – filas de matrículas, repetências e evasões ["Alagoas tem o pior índice de analfabetismo" (O Jornal, 10/set/2010)]; ora pelo descaso com a segurança pública – filas para entrar e sair de celas lotadas [“Alagoas é o estado onde mais se mata no País. Maceió aparece como a capital brasileira mais violenta e coloca Arapiraca entre as dez cidades de maior incidência da violência” (O Jornal, 31/mar/ 2010)]; ora por greves de servidores públicos.


Assim, o Estado continua como um dos maiores violadores dos direitos do cidadão. É o Estado com os piores indicadores sociais. E está moribundo, juntamente com a sociedade. Não é à toa que no País "lidera ranking de compra de votos" (Gazeta de Alagoas, 12/set/2010). "Faz a 3ª Campanha mais cara do Nordeste"(Tribuna Independente, 25/jul/2010). Então, faz sentido que o combate à miséria é desafio ao futuro governador de Alagoas (Gazeta de Alagoas, 25/jul/2010)?


Esse diagnóstico, alerta: não improvise seu voto e sua vida [a da família, do compadre, do vizinho, do alagoano, do brasileiro, inclusive do índio]. ATENTAI BEM!!


E por melhores dias, os agricultores, os pescadores e os extrativistas familiares observem os discursos e os atos, dia a dia, do governo. Observem seu descompromisso com a sociedade, em especial com vocês e o conjunto de suas famílias, enquanto categoria produtiva e social. Por isso, faz todo sentido, a frase de efeito dita pelo governador em encontro com os sindicalistas da FETAG: “Nasci entre um curral de boi e uma touceira de cana” – na casa grande (Gazeta de Alagoas, 24/jul/2009). Esse dito revela a indisposição desse governo em promover as condições necessárias para a fixação do homem no campo (Art.2, XIV da Constituição Estadual); pois, nas Alagoas do século 21, ainda é a ordem senhorial da Casa Grande que determina quem vai receber os benefícios do Estado – Em 2007, Lessa perdoa R$ 1 bilhão dos usineiros (Extra,26/jan a 01/fev/2007). Pouco! Em 2008, Governo Téo perdoa mais R$ 1,5 bilhão de usineiros (Extra,11 a 17/jul/2008).


Por outro lado, o governo emperra o debate sobre a criação de uma Empresa Pública de Direito Privado, opção já definida pelas representações dos agricultores nas oficinas do PPA 2008/11 e em documento entregue ao governador, em agosto de 2008, pela Fetag, Agrifuma e Sindagro. E com afirmações sem qualquer sustentação social e financeira, o governo enfatiza: “O agricultor precisa é do serviço, e para ele não vai importar se será por meio de uma empresa, autarquia ou oscip” (Alagoas24horas. com. br, 2009). A verdade é que o agricultor se importa sim e afirma: quer qualidade - em audiência pública na Assembleia Legislativa, "todos os oradores destacaram a importância da criação de uma empresa pública de pesquisa e extensão rural no Estado” (Tribuna Independente, 15/08/2009). E uma cópia de Anteprojeto de Lei para criar a empresa pública foi entregue ao Governador. Por enquanto, a contínua vida penosa mostra à urgência de cuidar do VOTO e da VIDA.


É urgente! O agricultor, o pescador e o extrativista familiares, o trabalhador de aluguel, enfim o rurícola devem entender de orçamentos, leis, políticas públicas, organização do trabalho e da teia da vida para contraditar e exercitar sua cidadania igual e a liberdade individual, e ora pelo voto, assegurar-lhes o acesso e o incremento da riqueza privada e da pública; e assim alterar sua incômoda posição social garantindo-lhes sustentabilidade a seus modos de produzir, distribuir, consumir, entreter e conviver em seus lugares de origem com dignidade. Ou confirmamos a inspirada frase do presidente da FETAG, no início desse governo: “A agricultura familiar só é prioridade dos governos nos discursos” (Gazeta de Alagoas, 21/jan/2007).


Publicado pela Tribuna Independente, Maceió – Alagoas, 2010.



12 comentários:

  1. De tão atual o texto mexe em nossa imaginação. Em quem vou votar? Antônio

    ResponderExcluir
  2. Ao fazer renúncia fiscal para os usineiros, o Estado revela que dinheiro não é problema. O problema está na ausência de políticas públicas que tirem efetivamente da penúria aqueles estão na base da pirâmide social; e é urgente. Carlos

    ResponderExcluir
  3. Sou leitora assídua destes artigos reflexivos, Amélia.

    ResponderExcluir
  4. Um artigo que nos acorda, para a importância do voto, Edilma.

    ResponderExcluir
  5. um artigo para ser lido em vários momentos, e especial, neste período eleitoral, Itamar.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do que li, e estou recomendando a outros professores, Cecília.

    ResponderExcluir
  7. Leio e repasso estes bons artigos, Artur.

    ResponderExcluir
  8. Repito a frase do autor: "entender de orçamentos, leis, políticas públicas, organização do trabalho e da teia da vida para contraditar e exercitar sua cidadania igual, e ora pelo voto", é o que a muitos formadores de opinião.Pedro

    ResponderExcluir
  9. Um amigo me indicou seu blog. Li alguns artigos e fiquei entusiasmada com suas colocações, Viviane.

    ResponderExcluir
  10. Depois de ler o artigo, mudei meu voto, Josefa.

    ResponderExcluir
  11. Vou votar melhor, Luís.

    ResponderExcluir
  12. Repasso esses textos na sala de minha aula. Carmen

    ResponderExcluir