segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Atentai para além do Ano Novo!!

      Marcos Antonio Dantas de Oliveira[1]
Atentai! ...”num mundo já ocupado, se sua família não possui meios de alimentá-lo ou se a sociedade não tem necessidade de seu trabalho, esse homem, repito, não tem o menor direito de reclamar uma porção qualquer de alimento: está em demasia na terra. No grande banquete da natureza, não há lugar para ele. A natureza lhe ordena que se vá e ela mesma não tardará a colocar essa ordem em execução...”, afirmava Thomas Malthus [1789]. Essa ordem, já a praticamos mundialmente, tampouco os pequenos agricultores conseguem sair da revolução neolítica, sem contar com o serviço de pesquisa agropecuária e extensão rural governamental, principalmente - Cresce o número de brasileiros em lares com renda abaixo de R$ 406 mensais por morador" (Folha de São Paulo, 07/12/2018). Em Alagoas: isenção fiscal beneficia empresas e rombo de R$ 770 milhões (Gazeta de Alagoas, 11/01/2019); enquanto, em torno de 2/3 da população sobrevive em meio à fome e desemprego http://alagoasbrasilnoticias.com.br/2018/09/16/alagoas-201-anos-populacao-luta-para-sobreviver-em-meio-a-fome-e-desemprego/
Atentai! Dia a dia, o estado da arte do bem viver está longe da casa, do trabalho, do lazer, das liberdades fundamentais da imensa maioria dos brasileiros e dos alagoanos, entre eles, os beneficiários da lei 11.326, de 26/07/2006. E Alagoas está entre os três piores estados nesse mal-estar - https://diariodopoder.com.br/tag/pobreza-em-alagoas/ 

Atentai! Faz sentido que, homens e mulheres, e principalmente as crianças e os jovens, que, por viverem em meio a tanta penúria social, incertezas e inseguranças, inclusive pela privação de suas capacidades básicas - a hierarquia das necessidades humanas de Maslow (1943) e Diamandis (2012): comida, água, abrigo, energia, educação, tic, saúde e liberdade - torna urgente diminuir ou erradicar o fosso social, econômico, ecológico e patrimonial entre os que têm muito e os que têm pouco bem-estar. De todo modo, exige-se disposição de homens e mulheres para enfrentar essa penúria de qualquer natureza construindo cenários, tendências e soluções para a autorrealização em ambiente institucional público e privado -   https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/11/concentracao-renda-ibge.htm

Atentai! Enfrentar essas situações exige a onipresença das liberdades fundamentais dos cidadãos para o cumprimento do contrato social posto ou de um novo contrato, ambos necessitam de ambiente institucional [regras, restrições, organizações e pessoas] em que floresçam, dispersem e persistam as instituições econômicas, essas oportunizam uma distribuição mais equitativa de recursos; enquanto as instituições políticas restringem o arbítrio alheio; enfim, essas instituições inclusivas garantem a distribuição dos benefícios e encargos resultantes da cooperação social - o bem-estar.
 Atentai! Buscar soluções no conceito de liberdade de Hayek [1960] é um caminho possível. Ele nos ensina - "O conceito de liberdade sob a égide da lei... reside no argumento de que, quando cumprimos as leis, no sentido das normas gerais abstratas definidas a despeito de sua aplicação a nós, não estamos sujeitos ao arbítrio alheio e, consequentemente, somos livres." 


Atentai! É oportuno em 2019, compreender que “todo indivíduo nasce com um legítimo direito a uma certa forma de propriedade ou seu equivalente”, defendia Thomas Paine  [1795]. 

Atentai! para o anúncio de Oliveira [2013], busquem no desenvolvimento sustentável como um processo em rede dialética compartilhada pelo indivíduo e suas categorias [conflitos e alianças] ao preservarem e ao usarem os recursos naturais e os tributos [planejamento, gestão, ideia de negócio] transforma-os em bens e serviços [proposta de valor]: do autoconsumo ao mercado, da renda ao bem-estar pelo usufruto dos bens primários: individualidade, liberdade, posse e felicidade, intra e intergeracional" - rumo ao estado da arte do bem viver! 




[1] Mestre em Desenvolvimento Sustentável e professor da UNEAL


16 comentários:

  1. Oportuno, reflexivo, sobretudo empolgante. Ricardo

    ResponderExcluir
  2. O texto nos convida para o debate sobre como avançar em bem-estar. Ana

    ResponderExcluir
  3. Buchminster Fuller:
    "Você nunca muda as coisas lutando contra uma realidade existente. Para mudar algo, construa um NOVO MODELO que torne obsoleto o modelo existente."
    Para melhorar nossa sociedade e tornar-la mais justa é primeiramente necessário a construção de um novo modelo de atitudes.
    Autruismo, bondade, gentileza e ética; atitudes capaz de mudar o indivíduo e tornar velhas práticas obsoletas.
    Por um mundo melhor a patir do exemplo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo texto que levar a refletir como a nossa sociedade se posiciona em relação aos menos aquinhoados dos bens naturais.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de lê-lo. Fiquei impressionada com suas colocações sobre bem-estar. Marina

    ResponderExcluir
  6. Ninguém discute o óbvio, o bem-estar. Por quê? Toninho

    ResponderExcluir
  7. O interessante é que as pessoas falam muito de desenvolvimento sustentável como uma miragem. Esse texto o defina. Vanessa

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela provocação. Humberto

    ResponderExcluir
  9. E continuamos a ouvir que há muita gente passando fome. Malthus continua em alta, ou está superado?

    ResponderExcluir
  10. Atual, pois sinaliza que o exercício de cidadania continua relevante no novo governo. Marcelo

    ResponderExcluir
  11. Reforço, é hora da prevalência do conceito Hayek citado no parágrafo sexto sobre liberdade. Antônio

    ResponderExcluir
  12. Uma boa leitura para entender mais um pouco sobre nosso comportamento apático diante do governo. Rosangela

    ResponderExcluir
  13. Liberdade individual e cidadania; és o seu exercício diário. Valeu! Chico

    ResponderExcluir
  14. Os links ao longo do texto evidenciam a pobreza e encaminha solução. Luís

    ResponderExcluir
  15. Bom para uma reflexão sobre a desigualdade no mundo, e especialmente no Brasil. Antunes

    ResponderExcluir
  16. Oportuno para esse tempo difícil. Vera

    ResponderExcluir