domingo, 30 de setembro de 2012

Agricultores de Guiricema [MG] comemoram o preço do quiabo

Marcos Antonio Dantas de Oliveira

É vital expandir o excedente agrícola por hectare e por estabelecimento sob a perspectiva ecológica e do agronegócio para incrementar a renda líquida, e para reduzir o êxodo rural, que é básico para o bem-estar dos agricultores e extrativistas familiares, dos povos e comunidades tradicionais, dos jovens rurais, das mulheres e da sociedade.

Aliás, é tradição. A agricultura é provedora de alimentos, fornecedora de mão de obra e transferidora de renda aos outros setores da economia. Contudo, “mais da metade das propriedades rurais, por exemplo, com níveis de renda entre zero e meio salário mínimo [53,4% do total] encontram-se, segundo os autores, inviabilizados produtivamente, pois [...] a residência serve basicamente como moradia, sendo a atividade agrícola insignificante” (ALVES; ROCHA, 2010).

E em virtude da baixa intensificação do uso da terra, está estabelecida uma brutal troca desigual econômica – expressa pelos diferenciais de produtividade e de salários entre os intercambiantes. Bem como pelo uso voraz dos recursos naturais [renováveis e não renováveis], de forma crescente e continuada, resulta em outra troca desigual, a ecológica – valor recebido pela venda de um produto não compensa a desordem física nem social deixada no local da extração.


Via de regra, essas categorias exploram minifúndios [com área média de 14 hectares (INCRA, 2010)]; nesse sentido, não é possível remunerar a família sem aumentar o excedente por hectare e por estabelecimento; sem intensificar o uso dos recursos e serviços naturais [água, terra e biodiversidade...]; e sem executar uma Reforma Agrária baseada na função social da propriedade [Art.186 da Constituição Federal], e na propriedade familiar. Aliás, eles precisam de uma renda não produtiva.

E mais, ”há uma considerável carência de variedades de muitas espécies adaptadas a sistemas agroecológicos. Essa carência torna a produção ecológica onerosa tanto para o produtor quanto para o consumidor”, enfatiza Machado et al. (2008).

Aliás, os agricultores familiares, os povos e comunidades tradicio-nais necessitam de tecnologias [poupa-terra, poupa-trabalho e poupa-produto], inovações, financiamentos, pesquisas e ATER para mitigar os danos ecológicos e sociais continuadamente; e pelo aumento do excedente por hectare e por estabelecimento, através do incremento da renda bruta por hectare, da renda bruta por homem, e da renda bruta por dispêndio, ofertar serviços e produtos saudáveis à sociedade; e assim garantir renda líquida. 

Portanto, uma agricultura agroecológica para o Desenvolvimento Sustentável requer gestão estratégica na bacia hidrográfica [sobre zoneamento ecológicoeconômico, Ciência e Desenvolvimento, Código Florestal, Política Ambiental, Estatuto da Criança e do Adolescente / ECA, escolarização, ações do Estado [no parlamento, no executivo e no juridiciário], para o uso e não uso dos recursos naturais, da paisagem, e de suas relações sociais, econômicas, ambientais; e uma abordagem ecológica, que implica em gerar e adotar também novas tecnologias e inovações para produzir mais por mais tempo; para manter os ganhos econômicos, sociais e ecológicos; e assim usufruir dos bens primários pelos pressupostos da economia ecológica. 

Recentemente, o país instituiu a Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica / PNAPO - Art. 1º: com o objetivo de integrar, articular e adequar políticas, programas e ações indutoras da transição agroecológica e da produção orgânica e de base agroecológica, contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável e a qualidade de vida da população, por meio do uso sustentável dos recursos naturais e da oferta e consumo de alimentos saudáveis [Decreto nº 7.794/2012].

Essa política deve oportunizar a modernização [dos meios de produção] para todos agricultores ao levar em conta a gestão da multifuncio-nalidade da paisagem e da agricultura [em diversos níveis de escala] em longo prazo, da jusante à montante da produção agrícola. Nessa perspectiva, a agricultura é um empreendimento lucrativo; portanto, deve garantir o usufruto à essas categorias dos bens primários – são eles: autoestima, inteligência, imaginação, saúde e vigor, oportunidades, renda, riqueza, liberdades, direitos, segundo Rawls (2002).

Avançamos muito pouco. Para a Articulação Nacional de Agroecologia / ANA, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar / CONSEA e a Associação Brasileira de Saúde Coletiva / ABRASCO, a Política Nacional de Agroecologia não aborda questões cruciais como os agrotóxicos e a função social da terra [1].

E o representante da Contag avalia como insuficiente o decreto que institui política de agroecologia no país [2].

Sobretudo, só a fundamentação teórica [a Ciência] é capaz de promover alguma alteração [anomalia] no paradigma dominante [na matriz energética]. E se continuarmos exacerbando a agroecologia, enquanto produtos e serviços, além de não alterarmos esse paradigma, o insucesso dessa política confirmar-se-á.

Em tempo: Câmara analisa o Projeto de Lei 3899/12, da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que institui a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentáveis. O objetivo é criar incentivos para a adoção de práticas de consumo e produção ecológica e economicamente sustentáveis.


Publicado pela Tribuna Independente, Maceió – Alagoas.




[1]  www.ecodebate, set. 2012
[2]  www.ecodebate, set. 2012             


14 comentários:

  1. Muito bom o comentário sobre agroecologia. Carlos

    ResponderExcluir
  2. E as pessoas falam de paradigma como se fosse uma coisa simples. Lúcia

    ResponderExcluir
  3. Interessante o Projeto de Lei 3899/12, da deputada Jandira Feghali, que institui a Política Nacional de Estímulo à Produção e ao Consumo Sustentáveis. Vou acompanhá-lo. Stella

    ResponderExcluir
  4. É oportuna sua preocupação com o trabalho infanto-juvenil. Toninho

    ResponderExcluir
  5. Sua insistência com o exercício da cidadania é relevante. José

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos Antonio, td bem! Sou Maciel Cover, nos conhecemos em Brasília, numa reunião da comitê de juventude rural do CONDRAF em dezembro de 2011. Há um artigo seu intitulado AOS JOVENS UM FUTURO INCERTO que inclusive a gente publicou no sitio da Pastoral da Juventude Rural. Neste artigo você comenta que, de acordo com uma pesquisa do MDA de 2009, a migração do campo para a cidade é mais frequente entre os jovens, das meninas de 15 a 19 e dos rapazes de 20 a 24. Eu gostaria de saber qual documento ou relatório de pesquisa do MDA que contém isso, pois não consegui encontrar na internet. Se você tiver e puder me enviar, mande para macielcover@gmail.com pois estou fazendo um estudo de juventude rural e gostaria de ter acesso a essa pesquisa do MDA. Desde já agradeço pela atenção e parabenizo pelo belo blog e pelas importantes e estimulantes reflexões que você faz sobre a agricultura familiar e camponesa. Grande abraço Maciel Cover

    ResponderExcluir
  7. A observação de Machado sobre agroecologia é oportuna. Vera

    ResponderExcluir
  8. Inclusive a observação sobre a agroecologia da Contag. Gustavo

    ResponderExcluir
  9. Um texto provocativo. Chico

    ResponderExcluir
  10. Como comemorar o preço do quiabo. Manoel

    ResponderExcluir
  11. Li esses dois bons últimos artigos e recomendei a outros colegas seu blog. suzana

    ResponderExcluir
  12. Oportuno e provocativo. Alexandre

    ResponderExcluir
  13. Acho que que falta a maioria dos técnicos e agricultores um entendimento maior sobre agroecologia. Mariana

    ResponderExcluir